Capes apresenta o novo portal de periódicos

30/10/2009 14:11

A UFSC, que é a 134ª melhor instituição do mundo no ranking de pesquisa na internet, foi uma das 12 universidades convocadas para ver a apresentação, em Brasília, do novo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais completo, mais ágil e mais moderno, e preservando os recursos anteriores, o novo site pode ser acessado no seguinte endereço: http://novo.periodicos.capes.gov.br

Apresentada pela equipe da Capes, o site está aberto a sugestões da comunidade acadêmica até o dia 8 de novembro. O lançamento definitivo está marcado para 11 de novembro, quando o portal completa nove anos. As palestras e as reuniões dos grupos de trabalho foram realizadas quinta-feira (29) na recém-inaugurada sede da Capes, que agora concentra as suas seis diretorias num único prédio.

A UFSC marcou presença com a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Maria Lúcia de Barros Camargo, a diretora da Biblioteca Universitária, Narcisa Amboni, e o diretor da Agecom, Moacir Loth. O reconhecimento deve-se à participação da Instituição desde o início da concepção do portal e principalmente ao fato de ser uma das que mais acessam a ferramenta.

A Agecom e a biblioteca somarão esforços para a intensificação do uso do portal pela comunidade universitária. Simultaneamente a UFSC auxiliará no desenvolvimento de ações e estratégias de divulgação, fortalecendo a política pública de comunicação integrada da Capes.

A pró-reitora de Pós-Graduação da UFSC defende a necessidade de uma campanha para desmistificar a impressão de que o “portal não atende só as Ciências Tecnológicas, mas todas as áreas do conhecimento, inclusive as Humanidades”. Com assinatura das principais revistas e jornais científicos do mundo, oferece, por exemplo, conteúdos em, pelo menos, cinco grandes áreas: Ciências Sociais e Aplicadas e Ciências Humanas; Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Exatas, Ciências da Terra e Engenharias; e Lingüística, Letras e Artes.

O portal não só foi aperfeiçoado, mas ampliou o seu acervo de 15,5 mil para quase 22 mil periódicos. Suas vantagens principais são: democratização do acesso à informação, facilidade do acesso a conhecimento atualizado e inserção internacional do conhecimento científico.

A reunião foi aberta pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, que defendeu um maior envolvimento dos dirigentes na difusão do portal. “As instituições devem aproveitar ao máximo essa fantástica ferramenta de pesquisa”, sublinhou.

Os trabalhos foram coordenados por Emídio Cantídio, diretor de Programas e Bolsas no País, que ressaltou a dimensão do portal e a sua importância para a melhoria da qualidade da pesquisa realizada no Brasil.