Ano Internacional da Astronomia: pesquisador do Instituto de Física da UFRGS fala sobre “tamanho” do Universo
Na época de Galileo Galilei, a Terra era o centro do Universo. A contribuição do físico, matemático e astrônomo ao modelo heliocêntrico abalou a sociedade. Hoje as perguntas são mais amplas. “O Universo é Finito?” é o tema que o professor Kepler de Oliveira, do Instituto de Física da UFRGS, se propõe a abordar em mais uma palestra na UFSC integrada à agenda do Ano Internacional da Astronomia. O encontro será realizado no dia 21 de outubro, às 18h20min, no auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos.
“Discutiremos as evidências da expansão do Universo e do fato dele ser finito, tanto no tempo quanto no espaço, sua idade e como as observações indicam que a maior parte da energia e matéria do Universo ainda é desconhecida”, adianta o professor, que tem entre suas áreas de conhecimento astrofisica estelar; instrumentação astronômica e computação científica.
Ele lembra que a humanidade teve aos poucos que abandonar a noção de qualquer posição central no Universo. “No começo deste século o homem reconheceu que vive num planeta nada excepcional, em torno de uma estrela nada excepcional, o Sol, localizada quase na extremidade de uma galáxia normal, a Via Láctea”, destaca o pesquisador, que trabalha com estrelas anãs brancas pulsantes, com observações com o Whole Earth Telescope e com o Telescópio Espacial Hubble. “Nossa localização no Universo é insignificante”, mostra em textos sobre astronomia e astrofísica disponíveis para leitura na internet.
De acordo com o professor, a palestra vai abordar questões como a origem do Universo e as possibilidades de seu destino: ele se expandirá para sempre ou a expansão vai parar e haverá um novo colapso ao estado denso que levou a Big Bang? Vai mostrar avanços no conhecimento, como a verificação de que as galáxias estão se afastando uma das outras; a percepção de evidências sobre a expansão do Universo e as implicações cosmológicas da escuridão noturna. “A noite é uma prova de que o Universo teve um início”, ensina o professor, que foi astrônomo residente senior no telescópio SOAR (Southern Observatory for Astrophysical Research), instalado no Cerro Pachon, nos andes chilenos, lugar estratégico para observações científicas.
“Nosso objetivo é utilizar o Universo como laboratório, deduzindo de sua observação as leis físicas que poderão ser utilizadas em coisas muito práticas, desde prever as marés e estudar a queda de asteróides sobre nossas cabeças, até como construir reatores nucleares, analisar o aquecimento da atmosfera por efeito estufa causado pela poluição, estudos necessários para a sobrevivência e desenvolvimento da raça humana.”, explica o autor dos livros Astronomia e Astrofísica (Kepler Oliveira & Maria de Fatima Saraiva, Editora Livraria da Física, 2004) e Evolução e Interiores Estelares (livro e hipertexto – UFRGS, 2001).
O encontro é aberto e gratuito, integrado à agenda de palestras da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (veja abaixo).
As Luas de Galileu
Após a palestra acontece a estreia da pela ´As Luas de Galileu`, no Teatro-Igrejinha da UFSC, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo, do Departamento Artístico Cultura, Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. A Cia. de Teatro Bambolina Andattina (Metateatro) conduz a trama com cenas da vida de Galileu, sua paixão pelo saber e o embate com a Inquisição.
O espetáculo acontece dentro e fora do Teatro-Igreja, em meio ao público e em cinco espaços cênicos, fazendo uso da arquitetura original do prédio. A regência do coro vocal convidado é da maestrina Miriam Moritz. Assessoria do astrônomo Adolfo Stotz, do Grupo de Estudos em Astronomia. Em celebração ao Ano Internacional da Astronomia. Roteiro e Direção de Carmen Fossari.
Ciclo de palestras
O ciclo ´Grandes temas da astronomia moderna` já trouxe para a UFSC o físico Jorge Quilffeldt (Instituto de Biociências da UFRGS) e os astrônomos João Steiner (Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo; Jose Renan Medeiros (Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN); Carlos Wuensche (da Divisão de Astrofísica do INPE); Grazyna Stasinska (Observatório de Paris) e Augusto Damineli (Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG-USP). A organização é do professor Antônio Kanaan, do Grupo de Astrofísica, ligado ao Departamento de Física da UFSC.
Mais informações:
Sobre o ciclo de palestras: (48) 3721-8238 / e-mail: astro@astro.ufsc.br
Com o palestrante: e-mail:kepler@if.ufrgs.br
Comissão organizadora da Sepex: sepex@reitoria.ufsc.br | (48) 3721-9915
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Saiba Mais:
Palestras Sepex:
Quarta-feira – 21/10
9h – Abertura da 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC
Com autoridades e participação da Banda de Música do 63º Batalhão de Infantaria
Local: Palco da Sepex
16h – Inauguração do Projetor Digital do Planetário da UFSC
Local: Planetário
18h – Abertura do 19º Seminário de Iniciação Científica da UFSC
18h20min – ´O universo é finito?` – Palestra integrada à agenda do Ano Internacional da Astronomia
Convidado: Professor Kepler Oliveira / Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF/UFRGS)
20h30min – Estreia do espetáculo ´As Luas de Galileu`
Local: Teatro da Igrejinha – 21/10 – 20h30min
Quinta-feira – 22/10
10h30min – Concessão do título de doutor honoris causa ao naturalista Fritz Müller (In Memoriam)
Local: Auditório da Reitoria
16h – Mesa-redonda: Fritz Müller – o parceiro de Darwin em Santa Catarina
Convidados:
– Mario Cesar Cardoso de Pinna Vice-Diretor do Museu de Zoologia da USP) / Darwin e a Teoria da Evolução
– Luiz Fontes (Médico do IML de São Paulo) – O suporte de Fritz Müller à Teoria da Evolução e legado naturalístico
– Cezar Zillig (Médico neurocirurgião, autor de várias obras sobre Fritz Müller) Episódios da vida de Fritz Müller e sua correspondência com Darwin
– Sueli Maria Vanzuita Petry (Diretora do Arquivo Histórico de Blumenau) Tesouros do acervo Fritz Müller
18h30 – Leitura de poesias escritas por Fritz Müller
Lançamento da tradução do livro Für Darwin, 1864, escrito por Fritz Müller
Local: Auditório Garapuvu / Centro de Cultura e Eventos
Sexta-feira – 23/10
14h30min – Palestra Mês do Idoso: Viver Mais, viver melhor
Convidado: Renato Maia (International Association of Gerontology and Geriatrics, fundador do Virtual College of Gerontology and Geriatrics, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia)
Local: Auditório Garapuvu / Centro de Cultura e Eventos
Sábado – 24/10
15h – Premiação Estande mais interativo da Sepex
Premiação I Feira do Inventor-UFSC
Local: Palco da Sepex