Semana Ousada: três espetáculos estão programados para sábado

A galinha degolada é outra opção
Na peça há seis personagens, representando diferentes arquétipos do sentimento humano. A apresentação será no Teatro Pedro Ivo (Centro Administrativo do governo do Estado, SC-401) e os ingressos podem ser trocados por kits com sabonete e pasta dental, que serão entregues aos pacientes do Hospital Universitário.
O grupo musical surgiu em 2003 em Itajaí e já conquistou os prêmios de melhor música no Festival da Canção Universitária da Univali, em 2005, e de melhor arranjo na fase regional do Festival Estadual de Música e Integração Catarinense (Femic), em 2006. As composições têm influências de música medieval, rock progressivo, jazz, músicas brasileira e latina. É possível baixar o CD “O artesão dos sonhos” no site www.casadeorates.com.br.
No teatro, uma das atrações do último dia da Semana é a montagem A galinha degolada, da Persona Companhia de Teatro e Teatro em Trâmite, que vem de uma temporada de sucesso em diferentes espaços da Capital. Com direção de Jefferson Bittencourt, a peça baseada em texto do escritor uruguaio Horacio Quiroga aborda, de forma ao mesmo tempo sensível e perturbadora, as relações conflituosas de um casal que tem quatro filhos com doença mental incurável. O espetáculo será mostrado no DAC/UFSC, às 20h.
Depois disso, às 21h30, no espaço alternativo do DAC, o grupo O’Gia apresenta uma sessão do ato performático Popol Vuh, baseado em trechos do livro homônimo dos maias quichés da Guatemala que tenta explicar simultaneamente a origem do mundo, a história dos reis e dos povos da América Central e a catástrofe da conquista espanhola. Esta montagem focaliza a vontade dos deuses de serem adorados, dando início à concepção da Terra e dos animais.
A 2ª Semana Ousada de Artes UFSC e UDESC está sendo realizada em diferentes espaços das duas universidades, com atrações nas áreas do cinema, teatro, dança, música, artes visuais, moda, design, arquitetura e filosofia. Organizada pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pela Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), procura apresentar a Universidade como fonte de ousadia através de diferentes cursos, exposições, performances e espetáculos artísticos.
Há mais dados e a programação completa da Semana no site Sonhos, uma viagem ao onírico
Mais informações sobre a 2ª Semana Ousada podem obtidas na SecArte/UFSC, pelos fones 3721-8329 e 3721-9279, e no Núcleo de Comunicação do Ceart/UDESC, pelo fone 3321-8350. Contatos com a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Borges, podem ser feitos pelo telefone 9969-3464, e com a professora Claudia Maria Messores, na UDESC, pelo fone 9912-3521.
Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom