Semana Ousada: exposição mostra olhares femininos sobre o corpo masculino
Permanece aberta à visitação até sábado, dia 26, na sala Goiabeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, a exposição “Corpo masculino, olhares femininos”, que reúne nove artistas mulheres que expressam sua visão particular do corpo masculino por meio de trabalhos em pintura, desenho, fotografia, videoarte e objeto. A mostra está integrada à 2ª Semana Ousada de Artes.
As artistas que participam da coletiva são Dudi Borges, Eliane Veiga, Giovana Zimmermann, Meg Tomio Roussenq, Nadir Ferrari, Rosana Bortolin, Silvia Carvalho, Sueli Freygang e Zulma Borges.
A visão dessas mulheres traduz-se, nas palavras de Anita Prado Konesky, professora de Filosofia e História da Arte, como um olhar enigmático repleto de indagações. “Nele esse corpo oscila entre desejos e medos, entre escolhas profanas e sagradas, entre a ternura da mãe e o desejo da amante, enfim, olhares extremamente ligados à experiência da vida.”
Sobre a mostra, Anita Prado Konesky escreveu ainda: “Ser corpo é estar atado ao mundo e disponível ao olhar. Aqui olhares femininos direcionam-se ao corpo masculino e elaboram um espaço poético. Talvez buscar o corpo masculino como objeto de reflexão poética seja a busca de nós mesmas, mulheres, no que nele constatamos de mistério da própria vida em relação ao nosso próprio corpo. Trata-se do corpo masculino denunciado e amado, fonte dos desejos, mas também dos temores, do que, paradoxalmente, carrega um misto de fascínio e transgressividade. Assim, o imaginário feminino aqui é nossa própria memória; nele reverberam ‘falas’ sobre o corpo masculino do pai, o corpo masculino do filho, o corpo masculino do amante, o corpo masculino de nossas fantasias, o corpo masculino dos mistérios. E, nessas falas, descobrimos nossos próprios mistérios de estarmos atadas ao mundo: mulheres”.
Mais informações com Zulma Borges, pelo telefone 3721-9573.