Semana Ousada: espetáculo “Sonhos, uma viagem ao onírico” associa música e teatro

23/09/2009 18:14

Sete integrantes da banda interpretam os personagens

Sete integrantes da banda interpretam os personagens

A Trupe Sonora Casa de Orates será responsável por encerrar a 2ª Semana Ousada de Artes. O espetáculo “Sonhos, uma viagem ao onírico” será realizado no sábado (26/9), no Teatro Pedro Ivo, às 20h30min. Para a troca de ingressos é necessário um kit com sabonete e pasta de dente, que será doado ao Hospital Universitário. A troca deve ser feita na Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), segundo andar da Editora da UFSC, das 8h às 12h e das 14h às 18h, ou antes do espetáculo, se sobrarem ingressos.

A banda tem sete integrantes que também interpretam os personagens do espetáculo. “Sonhos” é o primeiro trabalho profissional do grupo, com roteiro, produção e composições próprias. O show, lançado em novembro de 2007, mistura música e teatro. A história é de um homem sem face, que aos olhos de um bobo da corte contempla sua cartola. Nela há seis personagens, representando diferentes arquétipos do sentimento humano. Eles vivem anseios e alegrias e embarcam em uma “viagem ao onírico”.

Os integrantes da Casa de Orates são Darlan Martins H. Junior (contrabaixo/ Colecionador de lembranças), Euclydes da Cunha Neto (guitarra, violão/ Louco), Júlio César Mendonça (bateria/ Filósofo), Marcelo Azeredo (flauta, voz e percussão/ Bruxo), Márcio de Novaes (violão e voz/ Viajante), Siara Bonatti (voz/ Boneca Onírica) e Jonata Gonçalves (Colecionador de Lembranças).

O grupo musical surgiu em 2003, na cidade de Itajaí, e já conquistou dois prêmios: melhor música no Festival da Canção Universitária da Univali, em 2005, e melhor arranjo na fase regional do Festival Estadual de Música e Integração Catarinense (Femic), em 2006. As composições têm influências de música medieval, rock progressivo, jazz, música brasileira e latina. De acordo com os integrantes, outras inspirações são buscadas em sonhos. É possível baixar o CD “O Artesão dos Sonhos” no site www.casadeorates.com.br

O nome da banda surgiu a partir da idéia do livro “O Alienista”, de Machado de Assis, sobre dramas psicopatológicos vividos por aqueles que estão no poder. O Alienista coloca todos da cidade no hospício para curá-los e questiona o que é a loucura. A palavra “orate” significa “louco”. O baterista Júlio César Mendonça explica: “Somos loucos não no sentido patológico da palavra, mas simplesmente no ato de permitirmo-nos sonhar, viajar e criar constantemente sem dar limites para imaginação”.

Mais informações com o grupo, pelo fone (47) 9113-7759 / (47) 9101-9199 / casadeorates@gmail.com

Por Fernanda Burigo / Bolsista de Jornalismo na Agecom