Semana Ousada de Artes traz espetáculo baseado em Moliére

21/09/2009 10:44

A peça “Tartuficar-se”, do Coletivo Génos Teatro Dança, é a atração desta terça-feira, dia 22, na programação teatral da 2ª Semana Ousada de Artes, que a UFSC e a UDESC realizam em Florianópolis. Criado a partir do “Tartufo” de Moliére, o espetáculo vai além da representação cênica do texto para deter-se no conceito que a obra trouxe para a posteridade.

Com o sucesso do polêmico personagem, este nome passou a ser adjetivo de pessoas que possuíam as mesmas características morais que ele: o hipócrita, o falso religioso, aquele que finge virtudes que não possui. Com direção de Diogo Vaz Franco, a peça será apresentada às 20h30min no auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Os ingressos devem ser trocados por um kit com sabonete e pasta de dente no próprio centro de eventos, das 14h às 17h.

Ecletismo musical

Na música, as atrações da terça-feira começam com o rock progressivo da banda Bodoque, às 12h30min, na Concha Acústica, em frente ao Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Às 18h, no Centro Tecnológico, a Orquestra de Câmara da Universidade Federal, regida por Mirian Moritz, faz uma de suas primeiras apresentações, porque foi criada neste ano. No mesmo horário, no Teatro da UFSC, a dupla A Corda em Si, formada pelos instrumentistas Mateus Costa e Fernanda Rosa, usa contrabaixo acústico e voz para fazer uma releitura de composições de Chico Buarque e Vinícius de Moraes.

Às 19h30min, no Teatro da UFSC, a cantora Tereza Virgínia e o grupo de músicos que a acompanha apresentam músicas de suas autoria (xotes, sambas e fados) e letras de outros compositores brasileiros e portugueses. Por fim, às 21h, também no Teatro da UFSC, o grupo Trino (formado por Ive Luna, Pedro Cury e Osvaldo Pomar) apresenta uma amostra da música folclórica e tradicional brasileira, num repertório composto por canções de domínio público acompanhadas com cocos, jongos, cirandas, sambas de roda, cacumbis, marchas, frevos e maracatus.

Novos cineastas

Uma mostra de curtas realizados por estudantes da Unisul, com a participação, como atores, de alunos, ex-alunos professores do Departamento de Artes Cênicas da UDESC, leva ao Museu da Escola Catarinense, no centro de Florianópolis, quatro produções com duração média de 14 minutos, nesta terça-feira, a partir das 19h. Os filmes são “Nada mais” (direção de Marília Olska), “Árvore solitária” (Letícia Friedrich), “Aflora” (Maíra Corrêa Machado) e “Malabares” (Mara Salla). Mais cedo, às 15h, haverá a exibição de uma mostra de curtas da UFSC na sala 402 do curso de Cinema, com entrada pelo Centro de Comunicação e Expressão, no campus da Trindade.

Nas artes visuais

Sete exposições e intervenções artísticas fazem parte da Semana, ocupando espaços na UFSC e UDESC. São elas a “Mostra[dois]: a entropia das coisas”, no Museu da Escola Catarinense, no centro de Florianópolis; “Homenagem a Max Moura”, na Galeria de Arte da UFSC; a mostra “Corpo masculino, olhares femininos”, na sala Goiabeira do Centro de Eventos, na Trindade; a exposição “Symbiosis”, do Grupo de Gravura Cidade de Florianópolis, no hall da Reitoria da UFSC; e a intervenção “Circuito Nova Paisagem”, com Allison Silva, no hall do Centro de Eventos, todos os dias, das 9h às 22h. O curso de Arquitetura da UFSC responde por duas exposições: “Arquitetando sentidos: imagens, som, espaço e movimento”, na sala Aroeira, e “Arquitetura do imaginário”, na sala Pitangueira do Centro de Cultura e Eventos.

Moda em projeção

Outros sete eventos pertencem à área da moda, que tem na Universidade do Estado um curso extremamente conceituado. Na UFSC, acontecem as exposições da Modoteca do Centro de Artes (Ceart),
“Figurinos de cinema” (hall da Reitoria) e “Trajos folclóricos dos Açores”(espaço cultural do NEA), além da apresentação dos projetos Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), Ecomoda e Publicar Moda da UDESC. No Museu da Escola Catarinense, será mostrado o trabalho da Teciteca Ceart/UDESC.

Outras atividades

Também podem ser vistas as exposições dos alunos dos cursos de Design da UFSC (sala Laranjeira do CCE) e UDESC (Museu da Escola Catarinense). A partir de quarta-feira, dia 23, ocorre no CFH da Universidade Federal o Colóquio Arte e Filosofia, com professores e pensadores convidados. O Sarau Boca de Semana está previsto para sexta-feira, 25, na Arena do Ceart/UDESC, e as performances cênicas têm início na quarta-feira em diferentes pontos do campus da Trindade. As oficinas (nas áreas de dança, artes visuais, teatro e música) começam nesta terça-feira, dia 22, no Centro de Cultura e Eventos, CDS/UFSC, curso de Artes Cênicas da UDESC, Museu da Escola Catarinense e Sala de Escultura do Ceart.

A UDESC realiza, paralelamente, atividades educativas em escolas, nas quais os alunos são acompanhados por arte-educadores em visitas ao Museu da Escola Catarinense, desenvolvendo a partir daí práticas que resultarão em exposições paralelas, também abertas ao público, colocando a comunidade em diálogo com a produção artística.

Mais informações sobre a 2ª Semana Ousada podem obtidas na SecArte/UFSC, pelos fones 3721-8329 e 3721-9279, e no Núcleo de Comunicação do Ceart/UDESC, pelo fone 3321-8350. Contatos com a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Borges, podem ser feitos pelo telefone 9969-3464, e com a professora Claudia Maria Messores, na UDESC, pelo fone 9912-3521.

Há mais dados e a programação completa da Semana no site www.semanaousada.ufsc.udesc.br.