Reitor da UFSC cumpre agenda na Andifes e no MEC

15/09/2009 10:54

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Alvaro Toubes Prata, cumpre esta semana uma extensa agenda de compromissos em Brasília. Nesta quarta, dia 16, ele participa da reunião ordinária do conselho pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que vai discutir assuntos como o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a interiorização das instituições, dentro da disposição do atual governo de ampliar o número de vagas, cursos e campi pelo país.

O encontro prossegue na quinta-feira, quando também haverá a cerimônia de entrega do prêmio Thonson Reutters de Produtividade e Impacto Científico, no auditório da Capes. Na sexta-feira, 18, o destaque será um encontro da Andifes com o ministro da Educação, Fernando Haddad, que vai preparar uma reunião com o presidente Luís Inácio Lula da Silva para discutir questões relativas à autonomia universitária e aos hospitais universitários (HUs).

Em relação à autonomia universitária, estarão em discussão questões como a regulamentação da dedicação exclusiva, o decreto de autonomia e o decreto do cartão pesquisador. Sobre a situação dos hospitais, o ministro Haddad apresentou uma proposta de repactuação orçamentária entre MEC e Ministério da Saúde no custeio dos HUs e pediu o apoio da Andifes nas negociações.