Programas Saúde da Família e UnaSUS são avaliados na UFSC
Técnicos do Ministério da Saúde vinculados ao Programas Saúde da Família e Universidade Aberta do SUS (UnaSUS) passaram dois dias na UFSC discutindo os primeiros resultados em Santa Catarina. Os dois projetos fazem parte de um programa nacional de atenção básica do Sistema Único de Saúde, usando as novas tecnologias. As informações são transmitidas aos profissionais de saúde através de aulas num programa de ensino a distância.
Nove estados da federação fazem parte da rede ligando 100 municípios, beneficiando mais de mil trabalhadores da saúde no Estado. Uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde e de informática, baseada no Hospital Universitário da UFSC, dá apoio a médicos, enfermeiros e dentistas, avaliando diagnósticos, tirando dúvidas e trocando informações. O programa ajuda as cidades com menores recursos.
Nesses dois dias, os técnicos Vinícius Oliveira, Rodrigo Pastor e Lina Barreto se encontraram com a equipe multidisciplinar de professores da UFSC envolvidos nos projetos, além dos gestores de saúde dos municípios participantes. No encontro ficaram conhecendo as dificuldades encontradas nas bases e obtiveram subsídios para levar a experiência de Santa Catarina para outros estados.
O resultado do encontro vai possibilitar a criação de curso de pós-graduação em nível de especialização para os trabalhadores nas áreas de medicina, odontologia e enfermagem. As aulas vão fazer parte do programa Universidade Aberta do Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde.
Por José Antônio de Souza / Jornalista da Agecom



























