Pesquisadores alemães visitam a UFSC para discutir a criação de curso de graduação em Bioengenharia

08/09/2009 17:24

Fotos Carolina Dantas/bolsista de jornalismo da Agecom

Fotos Carolina Dantas/bolsista de jornalismo da Agecom

Os pesquisadores estiveram na UFSC de 24 a 27 de agosto. Além de serem recebidos pelo reitor, visitaram a Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais (SINTER); os Laboratórios de Engenharia Solar, de Mecânica de Precisão, de Tubos de Calor e de Microscopia Eletrônica. Também conheceram a CERTI e tiveram reuniões com a diretoria do Departamento de Projetos de Extensão e com os professores da Biônica (CCB), e foram recebidos pela direção dos CTC e do CCB para discutir a criação de curso de graduação em Bioengenharia/biônica.

Realizaram, ainda, videoconferência com a Universidade de Münster, na Sala do EAD do CCE, tendo como tema novas alternativas de trabalhos conjuntos nos campos da ciência e tecnologia.

Videoconferência com a WWU

Videoconferência com a WWU

Para Bauhus entre a WWU e a UFSC, parceira de longa data, há várias possibilidades de trabalho conjunto, que deve ganhar mais fôlego após a decisão de instalar em Münster um Centro de estudos e pesquisas Brasil – Alemanha.

Em relação à visita à UFSC Heinze afirmou que é importante conhecer as instituições de pesquisa e as universidades do Brasil, visando estabelecer parcerias. Para o dia 29 de setembro está programado um Seminário videoconferência entre UFSC, a Universidade de Münster, USP e a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP/ MS), tendo como tema a biônica.

Como o Brasil detem a maior biodiversidade do mundo, a pesquisa sempre está encontrando base para geração de novos materiais. O Centro Alemão de Inovação e Ciência também zela para que seja frutífera a relação de pesquisadores alemães com o Brasil. Esta visita é um primeiro contato para que a conexão nesta área se estabeleça, já que há temas de interesse mútuo que através de videoconferências podem ser divulgados e intercambiados. Isto possibilitará que se conheçam os potenciais de pesquisas alemães no Brasil e vice-versa.

Para Louis Westphal, diretor do Departamento de Articulação Institucional da Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais (SINTER) da UFSC a visita foi importante em dois aspectos: mostrar os níveis de excelência que a UFSC alcança, que a torna alvo de interesse de instituições acadêmicas internacionais e o interesse de instituições alemães na ampliação de intercâmbio de estudantes e de conhecimentos com o intuito de consolidar ainda mais esta excelência acadêmica, bem como apoiar o processo de internacionalização.

Mais informações com Louis Westphal (Sinter): (48) 3721-8225

Próximos eventos relacionados:

Videoconferências Brasil- Alemanha

Transferência intercontinental de conhecimentos – dia 29 de setembro

Brasil: 10h às 12h ( horário de Brasília)

Alemanha: 15h às 17h

Pontos de transmissão: WWU, UFSC, USP, UNIDERP e Rede de Competência em Biônica – Berlim ( BIOKON).

Florianópolis Summer School 2010 – New ways to inventive creativity

Bionics – Idea Mining – Patent Mining

A ciência da Biônica compreende o aprendizado a partir da natureza para a solução de questões técnicas. O termo engloba a Biologia e a Tecnologia. A biologia fornece os conhecimentos sobre os sistemas biológicos, enquanto a utilização prática é de responsabilidade da técnica. Apesar de o termo Biônica ser ainda novo, a metodologia compreende o aprendizado a partir da natureza com finalidade técnica. Ocupa-se sistematicamente da transposição técnica e a aplicação de processos, construções e princípios de desenvolvimento de sistemas biológicos.

A evolução biológica como processo universal de auto-organização é fonte inesgotável de inovação, como o velcro – produto da Biônica, que foi desenvolvido a partir de espécies de sementes de Arctium , que grudam constantemente nas roupas . Georges de Mestral, inventor do velcro, examinando as sementes da planta através de um microscópio distinguiu diversos filamentos entrelaçados terminando em pequenos ganchos, causando a potente aderência dos carrapichos nos tecidos, concluindo ser possível a criação de um material para unir dois materiais de maneira reversível e simples. O produto foi desenvolvido por ele e patenteado em 1951.

Contatos e informações: dearti@reitoria.ufsc.br e ufavo@uni-muenster.de

Fonte: Folder da Florianópolis Summer School 2010 e Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Velcro

Saiba Mais

O Centro Alemão de Inovação e Ciência é uma iniciativa dos Ministérios de Relações Exteriores e de pesquisa da Alemanha, com apoio da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Tem por missão organizar eventos, viagens de delegações, simpósios e workshops para a divulgação dos pólos de pesquisa da Alemanha; informar sobre as cooperações de pesquisa alemães-brasileiras; intermediar contatos e apoiar a construção de novas redes entre cientistas brasileiros e alemães; disponibilizar espaços para a apresentações e locais de trabalhos para convidados; “one-stop-shop” para parceiros alemães e brasileiros em relação aos temas: bolsas de estudos, leis referentes à permanência de estrangeiros no país e cursos de idioma.

Centro Alemão de Inovação e Ciência: (11) 5187- 5106 ou

dwih@ahkbrasil.com ou

www.ahkbrasil.com

Por Alita Diana/jornalista da Agecom/UFSC