NEAmb reúne comunidade de Itapema para firmar pacto ambiental
O Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (NEAmb/UFSC), ligado ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizou na Câmara de Vereadores de Itapema, SC, nesta segunda-feira, dia 21, uma reunião sobre o processo de Governança, que está sendo implementado para a criação de uma Unidade de Conservação (U.C.) no município.
Esse encontro foi o acordo inicial e contou com a presença do prefeito Sabino Bussanello, do procurador da República Federal Pedro Nicolau Sacco e os vereadores Rodrigo Costa, Luiz Carlos Vieira e Mauro Hercílio Silva, além da secretária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, Sandra Helena Tiezerini, do presidente da Fundação Ambiental da Área Costeira de Itapema (FAACI), Juaci do Amaral, membros de associações de moradores de vários bairros e demais integrantes da sociedade Itapemense.
Na ocasião foram expostos os objetivos do NEAmb em relação ao envolvimento da comunidade de Itapema no processo de construção participativa da futura Unidade de Conservação. Também foram apresentados os resultados obtidos com as ultimas duas oficinas que foram realizadas nas escolas Olegário Bernardes e Bento Eloi.
Vários pontos relacionados aos problemas ambientais da cidade foram abordados e discutidos os elementos necessários para a participação popular no processo de tomada de decisões, tais como as capacitações comunitárias para que os membros de conselhos e comitês gestores estejam aptos a realizar atividades de avaliação e gestão de impactos ambientais. Todos os participantes receberam certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PRCE) da UFSC.
O programa tem como objetivo desenvolver, de forma integrada, projetos ambientais de reflorestamento, mapeamento de fauna e flora do município (que já está sendo realizado), além de projetos como captação de água de chuva nas escolas, aquecimento solar em residências utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, entre outras ações que promovam educação ambiental, reduzam custos e não agridam o meio ambiente.
“Este é um projeto pioneiro. A preservação da nossa fauna e flora é a garantia da conservação da nossa biodiversidade. Consequentemente, as próximas gerações nos agradecerão”, destacou o prefeito Sabino.
Outras informações pelo telefone (48) 3721-7746.
Fonte: Rafael Dal Pont – Núcleo de Educação Ambiental – Centro Tecnológico (CTC/UFSC)
Saiba mais
NEAmb estuda soluções ambientais para Itapema
Analisar e detalhar os aspectos ambientais do município de Itamema são os princípios do novo projeto do Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da UFSC. O trabalho, intitulado “Estudos para Criação de Unidade Conservadora no Município de Itapema”, foi oficialmente iniciado em dezembro de 2008.
Por ter sido construído em área ilegal, um hotel em Itapema teve que pagar, como medida compensatória, uma multa de 135 mil reais. Essa verba foi colocada à disposição, pela prefeitura, para alguma entidade responsabilizar-se por algum serviço de manutenção ambiental na região. O NEAmb conquistou o direito de executar o projeto.
Coordenado pelo professor Guilherme Farias Cunha, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS), o trabalho tem como quatro principais objetivos: o diagnóstico ambiental da região (fauna, flora, hidrografia); estudo dos aspectos; criação de um programa de capacitação do poder público em relação a políticas ambientais; e educação da população. Com o prazo de 12 meses para a conclusão (em dezembro de 2009), o estudo deverá apresentar, ao todo, 4 relatórios – três parciais, a cada trimestre, e o relatório final. A conclusão objetiva propor, segundo as análises dos diversos aspectos, a criação de uma Unidade Conservadora na região.
De execução multidisciplinar, o projeto conta com aproximadamente 20 pessoas relacionadas à UFSC, nas áreas de Engenharia Sanitária e Ambiental, Biologia, Geografia, História, Administração e Engenharia Civil. Esses campos estão diretamente tanto com os estudos específicos sobre o meio-ambiente, quanto à educação e capacitação através de cursos a serem realizados. Além disso, o NEAmb recebe apoio da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci), que providencia estrutura e colaboradores. A Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) é responsável pela gerência burocrática do projeto.
O NEAmb
O NEAmb é vinculado ao ENS, do Centro Tecnológico da UFSC, e é composto por professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que visam a implementação de tecnologias sociais, e a promoção da educação ambiental através do suporte técnico e do conhecimento gerado na universidade, atuando com o ensino, a pesquisa e a extensão. Mais informações através do email neambctc@googlegroups.com.