Na Mídia: Engenharia Mecânica da UFSC recebe nota máxima no Enade
O curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu nota máxima na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2008 e está no topo do ensino superior catarinense. Outras duas habilitações, Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Controle e Automação, também ficaram bem colocadas.
Confira o desempenho dos cursos no país
As avaliações são desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação. Existem três conceitos, cuja nota máxima para cada um é 5, e cada universidade seleciona os alunos aptos a participarem.
A primeira nota é da prova do Enade em 2008. A segunda, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e, por último, do Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Somente quatro cursos dos 346 avaliados em Santa Catarina chegaram ao conceito 5 no CPC, que é a nota mais abrangente porque leva em conta os outros dois índices, o Enade e o IDD. São eles: as três engenharias da UFSC e o curso de Tecnologia da Construção de Edifícios, do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC).
No comparativo com os demais estados brasileiros, Santa Catarina fica entre os 10 melhores. Na outra ponta, a notícia também é boa. Nenhum curso obteve a pior nota (1) no CPP.
Apesar disso, os cursos com conceito 2 somam 51 (14,74%). Técnicos do Ministério da Educação visitarão estes cursos e os dirigentes precisarão se comprometer com a melhoria do ensino, sob pena de, no futuro, serem até fechados. As instituições que não concordarem com o CPC podem pedir ao Inep a reconsideração dos cálculos até o dia 18.
O curso de Engenharia Mecânica da UFSC tem 525 alunos. Francoá Horn, um dos estudantes, trabalha no projeto de um aeromodelo. São 16 laboratórios à disposição do grupo.
Lilian Simoni | lilian.sinomi@diario.com.br
Diário Catarinense
Leia também:
UFSC é a 134ª melhor universidade do mundo no Ranking Webometrics