Ministério da Educação nomeia reitor da UFFS
A portaria n° 901 de nomeação de Dilvo Ristoff como Reitor da UFFS foi publicada hoje (21/9) no Diário Oficial da União. A posse deve acontecer nos próximos dias, mas ainda não está definida. Ristoff expressou sua satisfação pelo reconhecimento ao trabalho da Comissão responsável pela implantação da Universidade e também pela liberdade de poder dar continuidade nesta nova etapa aos trabalhos que iniciaram em fevereiro.
Com questões como o projeto político-pedagógico e o espaço físico resolvidas, ele considera que agora é simplesmente avançar na frente administrativa, acadêmica e política. Para garantir o início das atividades em 2010 será realizado concurso para docentes em novembro. Em relação à seleção de servidores técnico-administrativos ainda não está definida uma data, mas a previsão é para no máximo até o mês de janeiro.
A UFFS terá campi nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Cerca de 10 mil estudantes de graduação serão atendidos. As obras começam no próximo ano, mas a partir de março a universidade já funcionará em espaços provisórios. Estima-se que 2.160 alunos sejam selecionados no primeiro processo seletivo, que terá como base as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para atender todos os estudantes com um ensino de qualidade, serão contratados 158 professores e 145 técnicos, também em 2010. Pelas previsões, 500 professores e 340 técnicos estarão trabalhando em 2013, quando a universidade deve estar em pleno funcionamento.
A instituição oferecerá os cursos de administração, agronomia, aquicultura, arquitetura e urbanismo, ciência da computação, desenvolvimento rural, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia de alimentos e licenciaturas em filosofia, história, geografia, sociologia, pedagogia, português, espanhol e educação no campo. A sede da universidade ficará em Chapecó (SC) e os demais campi, em Cerro Largo e Erechim (RS), Laranjeiras do Sul (PR) e Realeza (PR).
Para despesas de custeio, investimentos e pagamentos de servidores, à UFFS serão destinados R$ 306 milhões até 2012.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação