Exposição mostra a arquitetura como produção na esfera da Arte
Até o dia 24, quinta-feira, acontece na UFSC a exposição “Arquitetura do imaginário”, que reúne oito trabalhos de conclusão de curso de graduados do curso de Arquitetura e Urbanismo, tendo como curadores os professores Américo Ishida e Alina Santiago. O evento faz parte da 2ª Semana Ousada de Artes e pode ser conferido na sala Pitangueira, segundo andar do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, das 9h às 22h.
O curso produz alguns trabalhos cuja temática e forma de apresentação extrapolam o que seriam os limites da arquitetura e urbanismo. “A exposição certamente deixará à mostra que a arquitetura é antes de qualquer coisa uma produção da esfera da arte”, afirma o professor Américo Ishida. “Como tal, é manifestação do desejo e fruto de um ato criativo. Ou seja, a exposição está na contramão de um mundo que exige e transforma tudo em dados quantitativos, mensuráveis, mesmo no meio da produção da própria arquitetura”, complementa. A ousadia presente nesta proposta é a reafirmação da imaginação, do desejo como motivo do arquiteto.
A 2ª Semana Ousada de Artes UFSC e UDESC vai até sábado, dia 26, com eventos nas duas universidades públicas, incluindo performances, oficinas, sarau, ações educativas e sociais e atrações nas áreas do cinema, teatro, dança, música, artes visuais, moda, design, arquitetura e filosofia.
Por Fernanda Burigo / Bolsista de Jornalismo na Agecom