Evento socializa experiências com dislexia

08/09/2009 17:52

A psicóloga Beatriz do Amarante, a fonoaudióloga Bianca Brunetti Durieux Lopes, a pedagoga Silvana Maria Venâncio e a pediatra Cláudia Maria de Lorenzo, que integram o Núcleo Desenvolver da Divisão de Pediatria do Hospital Universitário da UFSC proferem a palestra “Avaliação Interdisciplinar: Experiências bem sucedidas no atendimento de crianças” no 1º Seminário de Dificuldades de Aprendizagem – Dislexia em foco.

O evento acontece entre os dias 18 e 20 de setembro, no Golden Executive Hotel, em São José, na Grande Florianópolis. Promovido pelo Instituto Psicopedagógico e Saúde da Família – Afamel, o seminário tem o objetivo de debater conceitos e práticas que possam ser utilizadas com alunos disléxicos em sala de aula.

Com a intervenção de profissionais das áreas de medicina, psicologia, fonoaudiologia, assistência social, pedagogia e educação física, serão abordados conceitos e sintomas da dislexia, técnicas de trabalhar as competências na leitura e escrita, atuação da família, processo de aquisição da leitura e escrita, a dislexia e as comorbidades, a genética e a dislexia.

A programação conta com conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos e lançamento de livros. Os minicursos em oferta são: PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental / Reuven Feurstein; Panlexia – Intervenção Hospitalar; Da escrita, da leitura: Do es(ins)crever; O raciocínio lógico matemático e implicações ao dis/lexo; Jogos Boolle e outras intervenções pedagógicas; Arte-Terapia e o desenvolvimento criativo do dislexo; Psicomotricidade e Dislexia.

Para a pedagoga Silvana Maria Venâncio que em parceria com profissionais da área de fonoaudiologia, medicina, assistência social, educação física e psicologia, atende crianças disléxicas no Núcleo Desenvolver do HU, dislexia é um dom que a pessoa tem de ser diferente. Ela descarta qualquer associação da dislexia com doença e é enfática ao declarar que a doença do disléxico é a ignorância de uma sociedade que não sabe trata-lo.

Silvana explica que a dislexia é um transtorno caracterizado por uma dificuldade de leitura que persiste durante toda a vida escolar.

A compreensão dos sintomas da dislexia exige um entendimento científico, mas o tratamento acontece na área educacional, complementa. Ela destaca que os portadores de dislexia são crianças inteligentes, possuem boa audição, boa visão, pois se fosse de outra forma à dificuldade em codificar signos teria outra origem.

Caracterizada como uma forma diferente de processar os signos da leitura, da escrita, e da fala, os portadores de dislexia sofrem constrangimento nas escolas, muitas vezes sendo rotulados por professores e colegas como preguiçosos e “burros”. Para garantir o acesso dessas pessoas à educação pública e de qualidade, onde a diferença seja incluída e compreendida, foi criado em janeiro de 2009 o Programa de Identificação e Tratamento da Dislexia na Rede Estadual de Ensino. Este programa virou a Lei nº 14.648, onde está previsto o preparo dos profissionais da escola para reconhecer e trabalhar esta e outras diferenças. De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD)o transtorno acomete entre 5 e 17% da população mundial. Entre disléxicos famosos temos Albert Einstein, Thomas Edison e Bill Gates.

Mais informações sobre a dislexia e o acesso ao atendimento multidisciplinar oferecido pelo Núcleo Desenvolver são obtidas através do telefone 3721-9144.

Para realizar inscrição no Seminário e outros detalhes acessar http://www.seminariodislexia2009.com.br/programacao.

Por Mara Paiva/jornalista da Agecom