Escolas católicas homenageadas na Alesc
Em sessão solene, a filial catarinense da ANEC também firmou parceria com a Furb, para oferecer especialização em Fundamentos e Metodologias do Ensino Religioso
A Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) instalou uma filial em Santa Catarina numa sessão solene que reuniu na quarta, dia 23, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, o arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo Krieger, o vice-presidente da ANEC, Padre Marcelo Aquino, e outras autoridades. O Governo do Estado se fez representar pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Diomário Queiroz, ex-reitor da UFSC.
Enquanto era Secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia – em 2006 – Diomário estendeu o ensino religioso a todas as escolas públicas estaduais de educação básica. Na época, também foi convidado a escrever a contracapa do livro “Tecendo o saber confessional católico”, de Toni Jochem, distribuído durante o evento na Assembleia.
Na cerimônia, a deputada estadual Ada De Luca leu a moção de reconhecimento aprovada no plenário da Alesc no dia 21 de agosto e salientou a importância da ANEC, entidade que reúne 907 colégios e 80 instituições de ensino superior no Brasil.
“Estas instituições católicas atendem a mais de 1 milhão e meio de alunos, promovem cursos e estágios de formação profissional, ajudam a instalar hospitais universitários e também prestam serviços à população carente”, disse a deputada, acrescentando que estudou “a vida inteira em colégios de freiras”.
Da mesma forma, o ex-governador Casildo Maldaner é egresso de entidades filiadas à ANEC/SC. “No Seminário Sagrada Família havia uma disciplina severa que incluía levantar cedo, ir à missa e passar quase todo o dia nos estudos, sem esquecer da formação do caráter do estudante”, destacou, durante a solenidade.
“Muitos dos nossos princípios foram adquiridos nos bancos escolares”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Gean Loreiro. Na sessão solene, ele anunciou que os vereadores aprovaram ontem, por unanimidade, uma moção de aplauso ao Padre Marcelo Aquino – seu colega na mesa de autoridades e vice-presidente da ANEC, “pela iniciativa de ter trazido uma filial da entidade nacional ao nosso Estado”.
A ANEC tem sede em Brasília e é resultante da união de três instituições: AEC (Associação de Educação Católica), ANAMEC (Associação Nacional das Mantenedoras de Educação Católica) e ABESC (Associação Brasileira de Ensino Superior Católico). Elas se uniram em 2008 e iniciaram a instalação de filiais igualmente unificadas por todo o país.
Isso motivou a transformação da AEC catarinense, que existia há 34 anos, na ANEC/SC, coordenada pela Professora Rosa Assunta De Cezaro. “A ANEC está trazendo um novo olhar para a educação, mais voltado à realidade do mundo atual”, explicou ela.
O processo de mudança deve continuar sob a orientação do Pe. José Marinoni, reitor da Universidade D. Bosco, em Campo Grande, do Bispo D. Joaquim, da Diocese de Belo Horizonte e 17 membros por representatividade. As ações são coordenadas pelo Secretário Executivo Prof. Dilnei Lorenzi e pela Prof. Janaína Paims, ambos presentes à solenidade.
Fonte: Heloisa Dallanhol/ FAPESC