Equipe do campus de Joinville faz primeira reunião de avaliação

Equipe UFSC - diretor e vice/CTC- Pró-Reitora de Graduação
Estiveram presentes Acires Dias, diretor do novo campus, que presidiu a reunião; a pró-reitora de Ensino de Graduação Yara Maria Rauh Müller; o diretor do Centro Tecnológico (CTC) Edison da Rosa, o vice-diretor do CTC Sebastião Roberto Soares; o professor Antonio Fortunato Marcon, diretor administrativo do campus e a equipe de professores.
O professor Acires disse que era um momento muito importante na expansão dos novos campi da UFSC esta primeira avaliação do novo projeto político-pedagógico que está sendo implementado em Joinville. Além disso a percepção dos professores pode ajudar nas novas edificações que estão sendo planejadas: 50 mil metros quadrados dentro do campus da UFSC Florianópolis e 24 mil metros quadrados nos outros campi.
É necessário, segundo o diretor do novo campus, pensar conceitos da relação professor-aluno, já que nos novos campi se está quebrando paradigmas que servirão como base para outras ações. Esclareceu ainda, que a avaliação seria um tanto subjetiva, a partir da experiência e o ponto de vista de cada um dos professores sendo, portanto, uma reunião histórica.

Fotos de Lucas Sampaio/bolsista de jornalismo na Agecom
O professor Jorge Luis Cunha da Silva, do Departamento de Física do CFM, falou a seguir. Ele está ministrando o curso de física e não teve problemas com o quadro interativo, por já dominar esta tecnologia, mas para manter a atenção de uma turma tão grande. Deixou como sugestão que seja feito um levantamento com os alunos, assim como estava sendo feito com os professores para sentir qual a percepção deles em relação ao comportamento dos professores, que assim teriam um feedback.
O professor Acires propôs que após a primeira rodada de provas seja então feito o questionário para se ter a avaliação dos alunos.
A professora Flávia Tereza Giordani, do Departamento de Matemática (CFM), que está ministrando a disciplina de Geometria Análitica, ficou impressionada com o interesse dos alunos, apesar do sistema intensivo de aulas teóricas pela manhã seguido de aulas práticas à tarde. Ela, também, sentiu necessidade de treinamento de uso do quadro interativo. A ideia é, após a chegada do novo mobiliário, estabelecer um plantão para tirar as dúvidas.
O professor José Antonio Mossmann, do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (CTC), é o responsável pela disciplina de Química Tecnológica. Ele não encontrou dificuldade no uso do quadro interativo, pois já dominava esta tecnologia, nem de ter pela frente uma turma tão grande de alunos, pois já tivera a experiência antes. Para complementar a matéria e a tornar mais atrativa já foram programadas visitas a empresas, como de tratamento de efluentes.
A professora Lucilene Inês Gargioni de Souza, do Departamento de Expressão Gráfica (CCE) – está ministrando Desenho. Para ela a mudança foi grande, porque na UFSC suas turmas são em torno de 25 alunos. Para ministrar para quase 200 o conteúdo precisa ser diferenciado, mas está encontrando boa aceitação por parte dos alunos que já haviam cursado a cadeira dada de outro modo. A estrutura foi montada de forma animada, a partir da neurociência e os alunos propõem os problemas a partir da teoria exposta e os conhecimentos adquiridos. Eles devem fazer a representação gráfica das informações, o que implica em muita atenção às aulas.
O professor Álvaro Guillermo Rojas Lezana, diretor acadêmico do Campus, ministra com o professor Acires a disciplina de Introdução à Engenharia da Mobilidade.
Também foi informado, pela direção do campus, que deve ser realizado um concurso, ainda este semestre, para efetivar professores para as nove disciplinas. A partir de 2010 as aulas se distribuiriam normalmente, mas com assuntos conexos. Os professores mais experientes teriam algumas reuniões de orientação com os novos.
A professora Yara ressaltou a importância da discussão deste modelo para ajudar a estruturar outros cursos e da infraestrutura para ir se melhorando cada vez mais os novos campi.
O professor Acires fez uma avaliação geral: “A nossa percepção é de que o plano político pedagógico, da forma com foi estruturado, está permitindo os professores e alunos vivenciarem a experiência de desdobrar os temas que estão estudando numa visão teórica e numa visão prática do assunto que está sendo tratado. Isso poderá fomentar uma organização diferenciada por parte do aluno, quando estiver estudando o conteúdo da disciplina, seja ela de ´matemática, física ou desenho. O que queremos é que o aluno perceba que toda boa prática depende de um bom conteúdo teórico. Assim, ao ler um texto de física ou matemática ou fundamentos de engenharia o aluno perceba a teoria que fundamenta os argumentos do autor do texto, para depois investir sobre o como se poderá resolver o problema. Ao fazer isso, ele poderá relacionar o resultado com o os fundamentos teóricos.
Todos sabemos que muitas tecnologias hoje existente são efêmeras. Contudo os fundamentos teóricos e as técnicas de resolver problemas são perenes. Se fizermos nossos alunos compreenderem isso, o conhecimento que está sendo ministrado no Curso de Engenharia da Mobilidade (CEM) terá permanência.
É importante também realçar que estamos atentos aos rendimento dos alunos durante o semestre. Tanto do ponto de vista das evasões quanto das aprovações. Sabemos que o que está sendo feito no CEM atualmente não reflete, em grande parte, ao que foi programado. Isso porque hoje as aulas são dadas em módulos semanais de duas disciplinas por semana. Isso poderá afetar um pouco a avaliação dos alunos. Para tanto iremos fazer mais duas reuniões com os professores que hoje estão ministrando as aulas. A ideia é que os atuais professores façam da atividade de ensino também uma atividade de pesquisa, observando tudo o que poderá ou deverá ser alterado, melhorado, reestruturado para os próximos semestre.
Também pode ser observado que os professores estão contentes com os resultados até aqui obtido, do ponto de vista do interesse dos alunos.”
Mais informações: acires@emc.ufsc.br; lezana@eps.ufsc.br e marcon@ecv.ufsc.br
Por Alita Diana/jornalista da Agecom/UFSC