Comitiva da UFSC visita Cenpes/Petrobras para apresentar projeto do novo curso de Geologia
Uma comitiva da UFSC visitou no mês de agosto o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, para apresentação do projeto do novo curso de Geologia. O grupo foi integrado pelo reitor da UFSC, professor Alvaro Prata, pelo diretor do Departamento Pesquisas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PRPE), Jorge Campagnolo; pela diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Roselane Neckel, e pelos geólogos e professores Edison Tomazzoli, Juan Altamirano Flores e Luiz Fernando Scheibe.
Os visitantes foram recebidos pelo gerente executivo do Cenpes, Carlos Tadeu da Costa Fraga; pelo gerente geral de P&D de Exploração, Edson José Milani; pelo gerente geral de Gestão Tecnológica, José Roberto Fagundes Netto e pela gerente de Relacionamento com a Comunidade de C&T, Lucia Lazaro Tavares.
Após o anúncio, pelo reitor Alvaro Prata, da implantação do curso de graduação em Geologia na UFSC, com início previsto para março de 2010, o gerente Carlos Tadeu destacou o momento de crescimento das necessidades de recursos humanos especializados pelo Cenpes, especialmente tendo em vista os imensos desafios tecnológicos apresentados pela expansão da área de atuação da Petrobras para o domínio do pré-sal. “A criação de um curso de Geologia na UFSC é música para nossos ouvidos”, comemorou Carlos Tadeu, destacando o excelente nível de sinergia já existente com a Universidade Federal de Santa Catarina e a carência nacional na formação de geocientistas.
O gerente ressaltou ainda a intenção da Petrobras em ampliar a capacidade brasileira no campo da inovação científica e tecnológica, constituindo um parque tecnológico de nível internacional, e a sua convicção de que isso só será possível mediante completa interação com as universidades, inclusive através da contratação conjunta de grandes especialistas mundiais para formação da massa crítica necessária.
O reitor da UFSC e a diretora do CFH apresentaram à equipe da Petrobras as diversas providências previstas para o funcionamento do curso, envolvendo novos professores, ampliação de espaço físico, infraestrutura de laboratórios, campos de estágios para alunos e professores, contratação de docentes visitantes e aquisição de veículos para trabalhos de campo.
Carlos Tadeu voltou a falar e enfatizou a possibilidade de colaboração dos cientistas do Cenpes, nessa etapa de implantação da nova graduação, tanto através da participação em eventos de curta duração, como, eventualmente, no oferecimento de tópicos especializados de algumas disciplinas. O geólogo Edson Milani destacou a importância de estudos em áreas como estratigrafia de sequências, peculiaridades estruturais (tectônica frágil) das bacias sedimentares, a geoquímica orgânica e a micropaleontologia, além da modelagem de bacias – e lembrou que diversos programas utilizados pela Petrobras foram desenvolvidos na UFSC.
O professor Edson Tomazzoli apresentou de aspectos do projeto de implantação, como o Plano Político Pedagógico, combinando os aspectos tradicionais dos cursos de geologia com características voltadas à realidade atual e de Santa Catarina. Falou também da tradição do Departamento de Geociências da UFSC, responsável pelos cursos de graduação em Geografia e Oceanografia, e de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Geografia, com pesquisadores nas áreas de geologia, geomorfologia, geoprocessamento e pedologia, entre outras áreas.
Em apresentação sobre a parceria UFSC/Petrobras, o professor Jorge Campagnolo destacou a existência na UFSC do Centro de Microscopia Eletrônica e outros laboratórios, já implantados dentro de um conceito de multiusuários, visando a otimização desses recursos.
Para o gerente geral de P&D de Exploração do Cenpes, Edson José Milani, essas condições demonstram que o novo curso, embora ambicioso, tem os pés fincados no chão e todas as condições para ser muito bem-sucedido – podendo também contar, na medida do possível, com a colaboração do Cenpes/Petrobras no processo de implantação.
Mais informações na UFSC: Luiz Fernando Scheibe, e-mail: scheibe2@gmail.com / Edison Ramos Tomazzoli, e-mail: edison@cfh.ufsc.br