Chamada para trabalhos sobre mulheres pioneiras na ciência e na tecnologia

16/09/2009 09:43

Quais obstáculos as mulheres enfrentaram em seu pioneirismo nas áreas científicas e tecnológicas? Quais alianças precisaram construir? Que relações podem ser estabelecidas entre o seu trabalho como cientista e o(s) feminismo(s) da época? Qual ciência e tecnologia produziram ou ensinaram? Questões como essa são bem-vindas para apresentação no eixo temático Mulheres pioneiras em áreas científicas e tecnológicas, um dos 14 simpósios temáticos do 8º Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero (CICTG), que acontece pela primeira vez no Brasil em abril do ano que vem.

Os resumos de trabalhos para esse eixo temático devem ser enviados até 16 de outubro, por e-mail : carla.gio.cabral@gmail.com; lourdesf@psico.uh.cu; cictg-ct@utfpr.edu.br.

As apresentações e discussões sobre as mulheres pioneiras serão coordenadas pelas pesquisadoras Carla Giovana Cabral(Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil) e Lourdes Fernandez Ruiz (Universidad de La Habana, Cuba).

Mais informações: www.ppgte.ct.utfpr.edu.br/cictg/eixo_2.html

Resumo do Eixo Temático : Quem é o cientista?

No senso comum, ele é geralmente imaginado como um homem branco, mais velho, excêntrico e que renuncia ao mundo cotidiano. Raramente, é uma mulher. Em seu laboratório, veste um jaleco branco e assim torna-se um `neutro` sujeito para a fabricação da ciência, saber `autônomo` em relação à sociedade. Esse ritual, como metáfora, espelha, principalmente nas Ciências Naturais e Exatas, uma cultura científica alheia a uma construção crítica de verdades por um sujeito social e historicamente situado. Essa cultura tem exortado as mulheres da produção do conhecimento e reproduz desigualdades de poder em territórios e hierarquias. As pioneiras em campos científicos e tecnológicos vivenciaram, muitas vezes mais intensamente, essas disparidades e outras como obstáculos às suas escolhas, permanentes em suas carreiras. Essas mulheres manifestaram diversas formas de resistência, criando novos campos científicos, áreas de pesquisa, métodos, inovações no ensino das ciências e da tecnologia.

Quais obstáculos enfrentaram em seu pioneirismo e o que representou naquele momento histórico? Quais alianças precisaram construir? Qual a relação entre o seu trabalho como cientista e o(s) feminismo(s) da época? Qual ciência e tecnologia produziram ou ensinaram? Questões assim e outras são bem-vindas para apresentação neste eixo temático, que pretende refletir sobre as trajetórias dessas mulheres pioneiras e seu lugar na relação entre gênero, ciência, tecnologia e sociedade, de forma a pensar, não apenas os eventos do passado, mas também como têm repercutido no presente.

Fonte: Carla Cabral