Universidade sedia 11ª Semana da Biologia
O PET-Biologia, o Centro Acadêmico (CA), a Simbiosis ( Empresa Junior) e o GEABIO promovem de 31 a agosto a 3 de setembro, a 11ª Semana da Biologia. O evento conta com palestras, mostras culturais, saídas de campo, nove minicursos e apresentação de trabalhos com posterior premiação.
No primeiro dia do evento haverá o “Bio na Rua”, em que os graduandos levarão as pesquisas que realizam no CCB para expor em frente à Catedral, no centro da cidade. Acontecerá também a abertura da Semana da Biologia, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), com uma palestra sobre a problemática do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PEST). Para os dias seguintes, estão marcados minicursos, palestras e mostras culturais sobre temas relacionados à Biologia.
O site do evento é www.semanadabio.ufsc.br.
Por Natália Izidoro / Bolsista de Jornalismo na Agecom
Programação:
31 de agosto (segunda-feira)
Manhã e tarde (8h às 18h): Bio na Rua
Noite (às 19h no auditório do CCJ): Palestra de Abertura “Parque Estadual da Serra do Tabuleiro: uma área ameaçada em Santa Catarina” com Luis H.F. Pimenta (geógrafo do PEST)
1º de setembro (terça-feira)
Manhã: Minicurso
Tarde:
– 14h no auditório do CCJ: Palestra: “Atuação do CCB no Projeto Rondon” com Natalia Hanazaki (ECZ-CCB)
– 15h no auditório do CCJ: Discussão do Currículo de Ciências Biológicas com Adriana Mohr (MEN-CED) e Kieiv R.S. Moura (MOR-CCB)
Noite (às 18h no auditório do CCJ): Exibição do filme científico “Língua das Mariposas, do diretor José Luis Cuerda”, seguido de uma discussão coordenada pelo professor Leandro Belinaso Guimarães, do CED.
2 de setembro (quarta-feira)
Manhã: Minicurso
Tarde:
– 14h no auditório da Reitoria: Palestra “Efeitos psicotrópicos de Cannabis sativa L.” com Reinaldo N. Takahashi (FMC-CCB)
– 15h no auditório da Reitoria: Mesa-redonda “Mamíferos extintos do Pleistoceno no Brasil” com Castor Cartelle Guerra (PUC-MG), Alceu Ranzi (UFSC) e Jorge Ferigolo (Fundação Zôo-Botânica, RS)
Noite: Mostra cultural
3 de setembro (quinta-feira)
Manhã: Minicurso
Tarde:
-14h no CCB – Centro de Ciências Biológicas
– Sala 508: Mostra PPCC
– Sala 509: Mostra de Fotografia
– Sala 511: Mostra de Pôster
-16h na sala 512 no CCB: Palestra e debate “Avaliação de atividades didáticas em escola na região da Lagoa do Peri” coordenados por Narjara Zimmermann (MED-CED)
Noite: Mostra Cultural
Vivências:
1.Cetas – Rio Vermelho (vagas: 25).
2.Biologia Marinha (Bombinhas) – (vagas: 20).
3.Brusque – (vagas: 30).
4.Çarakura – Ratones (vagas: 20).
Minicursos:
1.Etnobiologia e Conservação – Natalia Hanazaki, ECZ-CCB (vagas: 20) – CCB 511
Objetivo de analisar aspectos da etnobiologia voltados para conservação da natureza. Para isto serão abordados os temas relacionados como o uso dos recursos e manejo de espécies, sua importância e seu significado para as comunidades, sendo apresentadas possíveis metodologias de pesquisa.
2. Introdução à Florística e Fitossociologia – Cássio Daltrini Neto e Tatiane Beduschi, mestranda PGECO, CCB (vagas: 10) – CCB 513
Conceitos relacionados à fitossociologia, métodos (parcelas e ponto-quadrante), parâmetros fitossociológicos e Índices de Diversidade e Similaridade. Introdução à morfologia botânica e às principais famílias encontradas na Mata Atlântica. Caracterização dos principais estágios sucessionais.
3.Farmacologia: mecanismos de ação e estratégias para o desenvolvimento de fármacos – José Eduardo da S. Santos, do Departamento de Farmacologia – FMC – CCB (vagas: 16) – Auditório do Departamento de Ecologia e Zoologia (ECZ) – CCB.
Neste curso discutiremos quais são as etapas envolvidas no desenvolvimento de medicamentos para uso em seres humanos, incluindo a fase pré-clínica e clínica. Serão discutidos conceitos básicos de farmacologia e a inserção no profissional biológo nesse campo. Haverá
uma prática demonstrativa ilustrando alguns modelos pré-clínicos para o pré-clínico de novas substâncias.
4.Bioestatística – Malva I. M. Hernández, ECZ-CCB (vagas: 20) – Sala do Ensino a Distância – EaD
O curso tem por objetivo auxiliar o aluno na compreensão e interpretação de dados numéricos, incluindo coleta, descrição e apresentação de dados, elaboração de testes de hipóteses e realização de análises com a utilização de testes estatísticos. Coleta de dados, amostragem. Tipos de variáveis. Apresentação tabular e representação gráfica. Medidas de tendência central e dispersão. Testes de hipóteses e intervalos de confiança. Noções básicas sobre testes estatísticos: teste ‘t’ e qui-quadrado.
6. Passeio histórico pelo desenvolvimento da Imunologia – Carlos Zanetti, MIP-CCB (vagas: 30) – CCB 509
Serão apresentadas as diferentes concepções da função do sistema imune, desde o nascimento da Imunologia como Ciência até os dias atuais, discutindo-se as razões históricas que inauguram esta Ciência como sendo um sistema bélico de defesa contra microrganismos, destacando-se as incongruências deste conceito e as tentativas subseqüentes para se estabelecer uma visão que acomode todas as diferentes atividades do sistema imunológico.
7. Poluição ambiental: remediação e controle – Melissa P. Mezzari, Bolsista de Pós-Doutorado na Engenharia Sanitária – CTC (vagas 30) – CCB 512
Estrutura, funcionamento e dinâmica de ecossistemas. Efeitos da ação antrópica sobre os ecossistemas. Classificação dos poluentes. Fontes e efeitos da poluição ambiental sobre os sistemas biológicos. Remediação de águas subterrâneas e solos: métodos de análise, contenção e remoção dos poluentes. Desenvolvimento sustentável.
8.Geoprocessamento aplicado às Ciências Biológicas – Wesley de Paula, graduando de Física-CFM (vagas: 16) – Laboratório Morfo-Funcional do Departamento de Biologia Celular
Minicurso de Geoprocessamento aplicado a Biologia, utilizando ArcGIS. O principal objetivo do minicurso é propiciar suporte para quaisquer tipos de dados que possam ser coletados, estruturados, mapeados e analisados através do processamento de dados geográficos. Serão introduzidos conceitos básicos de: Cartográfia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. O aluno será introduzido ao software ArcGIs onde será capaz de interpretar, analisar e elaborar mapas voltados para trabalhos de biologia
9.Técnicas de amostragem para pesquisa em vegetação e artrópodes com enfoque no ambiente de Restinga – Biólogos: Anderson Santos de Mello Carlos Eduardo Cereto, Fabiano Fabian Albertoni e Mônica Antunes Ulysséa; Graduando: André Ganzarolli Martins. (vagas: 12) – Laboratório de Ecologia – ECZ
Conceituação, formação, caracterização da vegetação e legislação do ambiente de Restinga. Áreas de Restinga na Ilha de Santa Catarina, com ênfase na restinga da Lagoa Pequena. Técnicas de coleta: iscas de sardinha, winkler, pitfall, arraste, guarda-chuva entomológico e puçá d’água. Amostragem qualitativa da vegetação, coleta e herborização. Procedimentos em laboratório: triagem, montagem e identificação de espécimes e simulação da criação de banco de dados.