UFSC instala campus em Araranguá

11/08/2009 20:02

O número 150 da Rua Pedro João Pereira, no Bairro Mato Alto, em Araranguá, é uma nova referência na educação superior em Santa Catarina. O local abriga a primeira das edificações da UFSC na Cidade das Avenidas, como é conhecido aquele município. O ato oficial de instalação do campus aconteceu na tarde de segunda-feira, 10/08, e representa a oferta de 100 novas vagas no ensino superior na área de Tecnologias de Informação e Comunicação.

“Vivo neste momento aquela felicidade, aquela alegria que provavelmente viveu a sociedade de Florianópolis em 1960”, disse Mariano Mazuco Neto, Prefeito de Araranguá, durante a cerimônia. A emoção era partilhada por todos os envolvidos no processo de instalação, desde os mestres de obras e operários responsáveis pela execução dos prédios do campus, satisfeitos e orgulhosos por integrarem a construção dessa história, ao reitor da UFSC, engenheiro Alvaro Toubes Prata, a quem o momento propicia comandar a interiorização de uma universidade pública, gratuita, e de qualidade.

O reitor Alvaro Prata enfatizou a importância para o Estado de Santa Catarina da instalação dos três novos campi – Joinville, Curitibanos e Araranguá. Destacou o período de 2003 a 2008, espaço de tempo onde as ofertas de vagas nas universidades federais dobraram, mas lembrou as estatísticas que mostram o muito que ainda é preciso avançar – apenas 13% dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos frequentam um curso superior, enquanto que na Argentina são 30% e na Coréia, 86%.

Na oportunidade o reitor remontou a história que viabilizou a interiorização da UFSC em Araranguá. A iniciativa partiu do ex-reitor Rodolfo Pinto da Luz. Ele levou a proposta de ampliação ao deputado federal Jorge Boeira. Em resposta, o deputado disponibilizou R$ 7.750 milhões para o projeto. Outro nome destacado por Prata foi o do ex-reitor Lúcio Botelho, por sua determinação na realização desse sonho.

A cerimônia foi prestigiada pelo governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, a senadora Ideli Salvatti, o deputado federal Jorge Boeira e o ex-reitor da UFSC, Lúcio Botelho.

Instalação, posse e recepção aos calouros

Às 19h no Teatro Célia Belizária de Souza aconteceu a cerimônia de instalação, posse e recepção aos calouros. Seguindo o mesmo cerimonial planejado pela equipe do Centro de Cultura e Eventos da UFSC para os três campi, houve apresentação de um vídeo institucional, seguido pela execução do hino nacional, entrada da bandeira da UFSC e execução do hino da instituição, e entrega pelo prefeito de Araranguá da bandeira do município ao reitor Alvaro Prata com execução do hino local.

Na sequência o reitor fez a entrega da portaria de nomeação ao professor Sérgio Peters, diretor geral do campus de Araranguá, ao professor Fernando Álvaro Ostuni, diretor acadêmico; e à bibliotecária Lúcia Maria Lock, diretora administrativa.

O professor Sérgio Peters ressaltou o dia histórico para a cidade, com a inauguração do primeiro prédio com as aulas já em funcionamento. Morador da cidade de Araranguá há 15 dias, Peters ressaltou o calor humano que está recebendo e a disposição das pessoas, sempre prontas a ajudar.

Dirigindo-se ao público acadêmico, Peters destacou a formação moderna que engloba três cursos em um. O curso na área de Tecnologias de Informação e Comunicação se caracteriza por iniciar com formação geral seguido por um aprofundamento crescente, que permite a habilitação em negócios digitais, técnicas digitais e educação e cultura digitais. O diretor solicitou aos estudantes que não desanimem, pois a universidade pode mudar suas vidas e as das muitas pessoas em volta. Enfatizou que “não podemos mudar de vida da noite para o dia, mas podemos mudar a direção de nossas vidas”.

O reitor Alvaro Prata lembrou ainda que os alunos ali reunidos não passaram pelo ritual do trote. E, como serão eles a planejar o trote para os próximos egressos, destacou a importância de se pensar em um ritual “construtivo, rico, que avance em prol da cidadania que tanto desejamos”.

E execução dos hinos e a apresentação musical realizada no encerramento da cerimônia tiveram regência do maestro Neri Milanez acompanhado pelo Coral do Teatro.

Mais informações: Em Florianópolis: (48) 3721- 9559 – 3721-9334. Araranguá: Sérgio Peters / peters@inf.ufsc.br (48) 3721.6448.

Por Mara Paiva/ Jornalista na Agecom

Fotos: Paulo Noronha/ Agecom