TV UFSC relembra grandes nomes do jornalismo e cinema
TV UFSC é variedade cultural, mas também informação. O novo programa “Auditório” vai ao ar nesta sexta-feira (28/8) com reportagem sobre a Semana da Cultura Pop Japonesa, entrevista com o pró-reitor de Infraestrutura, João Batista Furtuoso e a programação de eventos da universidade na Agenda UFSC.
O filme O Encouraçado Potemkin (1925), uma das obras mais importantes do Cinema Revolucionário Soviético, será exibido segunda e quarta-feira (31/8 e 02/9), às 20h30min. Realizado em 1925, é o segundo longa-metragem do diretor Sergei Eisenstein e marcou a história do cinema por incorporar novas formas e ritmos cinematográficos à 7ª Arte.
“UFSC Entrevista” fala de cinema também. A apresentadora Débora Oliveira conversa sobre animação com o diretor Igor Pitta Simões. Com 13 anos de carreira, Simões fala das técnicas e do mercado de produção desses filmes. O jovem diretor foi premiado 12 vezes pelo curta-metragem Pescador de Sonhos. Não perca, terça e sexta-feira (01 e 04/9), às 20 horas.
Logo após o “UFSC Entrevista”, o curso de Jornalismo e a TV rendem homenagem a um de seus antigos professores, Daniel Herz, jornalista que fez história defendendo a democratização das comunicações no Brasil. Roteiro do documentário sobre a vida de Herz é do jornalista César Valente. Terça e sexta-feira (01 e 04/9), depois do UFSC Entrevista.
O conhecido “Tome Ciência” estreia Alimentos em Crise, pautado pelo relatório do Fundo das Nações Unidas que revela a existência de 923 milhões de pessoas que passam fome no mundo. Em contraposição, diariamente se produz cerca de 6,7 bilhões de quilos de alimentos, quase 1kg por pessoa. Entre os participantes, está Cândido Grzybowski, um dos coordenadores do Fórum Social Mundial e diretor executivo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, o Ibase, fundado por Herbert de Souza. Estreia quinta-feira (03/9), às 21 horas.
Satisfação no ambiente de trabalho é o tema do conhecido “Justiça do Trabalho na TV”, transmitido sempre terça e quinta-feira, às 19h30. Logo após, no programa “Primeiro Plano” você assiste ao documentário Armações. Os jornalistas Rafael Carvalho e Dilson Branco mostram as vilas e povos que se dedicaram à caça da baleia no litoral catarinense. “Tivemos oportunidade de produzir o óleo da baleia e constatar o benefício de sua utilização nas construções da época”, lembra Carvalho. Quinta-feira (03/9), às 20 horas.
E se você perdeu a programação à noite, tem a oportunidade de assisti-la de manhã. De segunda a sexta-feira, a partir das 10 horas. Não esqueça, acompanhe tudo no canal 15 da NET.
A TV UFSC segue inovando. Em setembro, novo programa, o “Cotidiano”. Informação sobre a universidade na medida para você.
Por Andressa Braun (andressa.braun@gmail.com)/ Jornalista Colaboradora TV UFSC