Programa de Formação Continuada para professores da UFSC solicita sugestões de temas para novos cursos
O Programa de Formação Continuada (Profor) procura definir as necessidades dos docentes e convida todos os professores efetivos dos centros da universidade a enviarem suas sugestões. Ele é organizado de forma flexível, com eventos em modalidade presencial e não presencial, no qual os docentes podem se inscrever em eventos, disciplinas, ou temas de seu interesse, organizando seu próprio programa de formação.
Ricardo Silveira, coordenador do programa fala da importância do programa: “Como os professores concursados provêm de diversas áreas, nem sempre trazem em sua formação, as qualificações necessárias para o exercício da atividade docente. Por isso, o PROFOR foi criado com o objetivo de prover uma formação continuada aos professores visando sua capacitação e seu aperfeiçoamento para o exercício da atividade docente. Criou-se assim a idéia de que o programa visa somente os professores em estágio probatório, no entanto ele é aberto a participação de todo o corpo docente da UFSC sem nenhuma distinção”.
Os professores da UFSC podem organizar cursos e palestras para serem oferecidos e oferecer vagas para o programa em suas disciplinas nos cursos de pós-graduação. Este programa conta com a colaboração de diversos Centros de Ensino e os temas desenvolvidos abordam diferentes áreas do conhecimento, com enfoque especial para os de cultura geral, formação pedagógica e gestão universitária. Os cursos e oficinas são ministrado tanto por professores da própria UFSC, como atividade de extensão, quanto por convidados externos.
Dentre os cursos em andamento organizados pelo Profor, estão o de “Tecnologia de Comunicação Digital e Transposições Didáticas”, “Mediação Pedagógica em Educação a Distância”, “Formação docente, uma abordagem dentro do campo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)” e o minicurso “Apresentação e Normalização de trabalhos acadêmicos”.
Serão oferecidas também oficinas de capacitação para o ambiente virtual moodle (software livre, de apoio à aprendizagem) já nos meses de agosto, setembro e outubro. Para o fim do ano, 7 de dezembro, está marcada a palestra “A Interdisciplinaridade na Universidade do Século XXI”. Para realizar a inscrição, em quaisquer das atividades, é necessário o acesso de participante no site, disponível somente para professores da UFSC.
”A importância do PROFOR, no meu ponto de vista é fundamental para a qualificação do ensino na UFSC, pois se fundamenta na troca de experiência entre as diversas áreas do conhecimento e no constante desafio ao aprimoramento do corpo docente. Seu caráter multidisciplinar permite que os professores possam manter contato com as melhores práticas docentes e a constante reflexão sobre o seu trabalho e sua missão”, concluiu Ricardo.
As sugestões deverão ser enviadas para dpa@reitoria.ufsc.br ou podem ser dadas pelo telefone 3721-8307.
O site é:
www.profor.ufsc.br
Saiba mais sobre o Profor
O Profor foi implementado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG/UFSC) em 2002 e é atualmente coordenado pelo professor Ricardo Azambuja Silveira. Com o propósito de oferecer oportunidades de formação e atualização a todos os seus professores, o Profor visa atender à dinâmica das transformações técnico-científicas e sócio-culturais. Ele também atende, de forma diferenciada, aos professores que estão em estágio probatório, espécie de avaliação em que o servidor de cargo efetivo se submete para verificar se ele merece ou não se estabilizar no serviço público.
Por Natália Izidoro / Bolsista de jornalismo da Agecom