NETI realiza aula inaugural sobre a arte de ouvir

Palestrante da aula inaugural do NETI
A coordenadora do Núcleo, professora Ângela Maria Alvarez, iniciou a aula com um vídeo de apresentação dos objetivos e atividades dos diferentes centros, grupos e associações do NETI, com imagens dos cursos desenvolvidos desde sua fundação. Em seguida, a diretora do Departamento de Projetos de Extensão, Mônica Aparecida Aguiar dos Santos, recebeu os alunos e interessados presentes e informou sobre o projeto de reestruturação física do prédio do NETI, com obras previstas para setembro.
A palestra, que teve como tema “A arte de ouvir”, foi ministrada pela voluntária Carmen, do CVV, serviço de apoio emocional. Foi feita uma reflexão sobre o processo de ouvir atentamente o próximo. “Ouvir não é uma atitude passiva. Ao contrário, é bastante participativa e ativa. Quem fala traz um conteúdo, mas também um sentido por trás das palavras em que não costumamos prestar atenção”, explicou Carmen.
“O ouvir ativamente nos coloca numa situação de empatia, quando tentamos pensar como se estivéssemos no lugar da outra pessoa. Geralmente temos o hábito de falar demais. Queremos até adivinhar o fim do que o outro está falando e não o ouvimos de fato”. A palestrante também explicou o serviço de apoio do grupo CVV, disponibilizado 24 horas por dia no número 141 que “apenas ouve” as pessoas que ligam. “Deve-se ter postura para ouvir alguém. É necessário compreensão, respeito, aceitação e confiança para que haja um diálogo de verdade”, concluiu Carmen.

Ângela Alvarez- fotos Natalia Izidoro/bolsista Agecom
O NETI é um órgão vinculado ao Departamento de Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC e coloca o conhecimento da gerontologia à disposição da comunidade.
No dia 13 de agosto, o Núcleo completa 27 anos de funcionamento. Ele segue o princípio de que a pessoa idosa é valorizada quando se reconhece o seu potencial e se incentiva o seu engajamento responsável e participativo na sociedade. Dentro de seus objetivos, estão os de ampliar e sistematizar o conhecimento da gerontologia; desenvolver atividades interdisciplinares no meio acadêmico e comunitário e assessorar entidades na organização de programas de valorização do idoso.
Para ingressar no Núcleo, o interessado deve ter mais de 50 anos, preferencialmente mais de 60. Os cursos são semestrais ou anuais e os preços da matrícula variam de R$ 35,00 a R$ 45,00 por semestre.
Mais informações sobre o Núcleo pelo endereço
www.neti.ufsc.br
ou pelos telefones (48) 3721–9445 e (48) 3721–9909 ou pelo e-mail neti@neti.ufsc.br.
Mais informações sobre o Centro de Valorização da Vida Humana pelo endereço www.cvv.org.br ou pelo telefone (48) 3222-4111.
Por Natália Izidoro / Bolsista de Jornalismo da Agecom