Inscrições para apresentação de trabalho na 11ª Semana da Biologia terminam dia 27 de agosto

25/08/2009 16:34

O PET-Biologia, o Centro Acadêmico (CA), a Simbiosis ( Empresa Junior) e o GEABIO promovem de 31 a agosto a 3 de setembro, a 11ª Semana da Biologia. O evento conta com palestras, mostras culturais, saídas de campo, nove minicursos e apresentação de trabalhos com posterior premiação.

As inscrições ficarão abertas até o dia 28 de agosto (sexta-feira) e podem ser feitas através de: semanadabioufsc@gmail.com ou no PET-Biologia, localizado no Centro de Ciências Biológicas (CCB), no mesmo corredor da Direção e Secretaria do curso. O valor é de R$ 15 e, para aqueles que quiserem realizar uma das vivências (saídas de campo) programadas para o dia 29, há um custo adicional de R$ 5.

As palestras e mostras culturais são abertas a quaisquer interessados. Os que se inscreverem têm direito a assistir a um minicurso, apresentar dois pôsteres, expôr cinco fotografias e apresentar um PPCC. Haverá premiação para os melhores trabalhos de cada categoria.

Até o dia 27 (quinta-feira), os resumos dos pôsteres devem ser enviados para o e-mail semanadabioufsc@gmail.com e, as fotografias (reveladas no tamanho 20×25), entregues no PET-Biologia. O título do PPCC pode ser passado na hora da inscrição no PET ou pelo mesmo e-mail.

Os PPCCs (Prática Pedagógica como Componente Curricular) são trabalhos realizados ao longo do curso de Biologia, em diferentes disciplinas, que servem como materiais lúdicos e didáticos para o ensino e educação do curso. “É um momento de expor seus trabalhos para professores, ou futuros professores, de Ensino Fundamental, Médio ou Superior”, esclarece Renata Plucenio da comissão organizadora da Semana.

Serão realizadas no sábado que antecede o evento (29), durante todo o dia, das 8 às 18h, saídas de campo para vivenciar trabalho do biólogo e pesquisador em diferentes áreas e locais. “Haverá uma saída a Bombinhas vivenciando o estudo da Biologia Marinha; saída a RPPN de Brusque, vivenciando o trabalho de coleta de dados de mamíferos e de botânica; no CETAS, vivenciando o trabalho do biólogo na recuperação de animais silvestres e no Instituto Çarakura, vivenciando trilhas, bioconstrução e permacultura”, explica Renata.

No primeiro dia do evento haverá o “Bio na Rua”, em que os graduandos levarão as pesquisas que realizam no CCB para expor em frente à Catedral do centro da Cidade. Acontecerá também a Abertura da Semana da Biologia, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), com uma palestra sobre a problemática do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PEST). Para os dias seguintes, estão marcados minicursos, palestras e mostras culturais sobre temas relacionados à Biologia.

O site do evento é www.semanadabio.ufsc.br.

Por Natália Izidoro / Bolsista de jornalismo da Agecom

Programação:

31 de agosto (segunda-feira)

Manhã e tarde (8h às 18h): Bio na Rua

Noite (às 19h no auditório do CCJ): Palestra de Abertura “Parque Estadual da Serra do Tabuleiro: uma área ameaçada em Santa Catarina” com Luis H.F. Pimenta (geógrafo do PEST)

1º de setembro (terça-feira)

Manhã: Minicurso

Tarde:

– 14h no auditório do CCJ: Palestra: “Atuação do CCB no Projeto Rondon” com Natalia Hanazaki (ECZ-CCB)

– 15h no auditório do CCJ: Discussão do Currículo de Ciências Biológicas com Adriana Mohr (MEN-CED) e Kieiv R.S. Moura (MOR-CCB)

Noite (às 18h no auditório do CCJ): Exibição do filme científico “Língua das Mariposas, do diretor José Luis Cuerda”, seguido de uma discussão coordenada pelo professor Leandro Belinaso Guimarães, do CED.

2 de setembro (quarta-feira)

Manhã: Minicurso

Tarde:

– 14h no auditório da Reitoria: Palestra “Efeitos psicotrópicos de Cannabis sativa L.” com Reinaldo N. Takahashi (FMC-CCB)

– 15h no auditório da Reitoria: Mesa-redonda “Mamíferos extintos do Pleistoceno no Brasil” com Castor Cartelle Guerra (PUC-MG), Alceu Ranzi (UFSC) e Jorge Ferigolo (Fundação Zôo-Botânica, RS)

Noite: Mostra cultural

3 de setembro (quinta-feira)

Manhã: Minicurso

Tarde:

-14h no CCB – Centro de Ciências Biológicas

– Sala 508: Mostra PPCC

– Sala 509: Mostra de Fotografia

– Sala 511: Mostra de Pôster

-16h na sala 512 no CCB: Palestra e debate “Avaliação de atividades didáticas em escola na região da Lagoa do Peri” coordenados por Narjara Zimmermann (MED-CED)

Noite: Mostra Cultural

Vivências:

1.Cetas – Rio Vermelho (vagas: 25).

2.Biologia Marinha (Bombinhas) – (vagas: 20).

3.Brusque – (vagas: 30).

4.Çarakura – Ratones (vagas: 20).

Minicursos:

1.Etnobiologia e Conservação – Natalia Hanazaki, ECZ-CCB (vagas: 20) – CCB 511

Objetivo de analisar aspectos da etnobiologia voltados para conservação da natureza. Para isto serão abordados os temas relacionados como o uso dos recursos e manejo de espécies, sua importância e seu significado para as comunidades, sendo apresentadas possíveis metodologias de pesquisa.

2. Introdução à Florística e Fitossociologia – Cássio Daltrini Neto e Tatiane Beduschi, mestranda PGECO, CCB (vagas: 10) – CCB 513

Conceitos relacionados à fitossociologia, métodos (parcelas e ponto-quadrante), parâmetros fitossociológicos e Índices de Diversidade e Similaridade. Introdução à morfologia botânica e às principais famílias encontradas na Mata Atlântica. Caracterização dos principais estágios sucessionais.

3.Farmacologia: mecanismos de ação e estratégias para o desenvolvimento de fármacos – José Eduardo da S. Santos, do Departamento de Farmacologia – FMC – CCB (vagas: 16) – Auditório do Departamento de Ecologia e Zoologia (ECZ) – CCB.

Neste curso discutiremos quais são as etapas envolvidas no desenvolvimento de medicamentos para uso em seres humanos, incluindo a fase pré-clínica e clínica. Serão discutidos conceitos básicos de farmacologia e a inserção no profissional biológo nesse campo. Haverá

uma prática demonstrativa ilustrando alguns modelos pré-clínicos para o pré-clínico de novas substâncias.

4.Bioestatística – Malva I. M. Hernández, ECZ-CCB (vagas: 20) – Sala do Ensino a Distância – EaD

O curso tem por objetivo auxiliar o aluno na compreensão e interpretação de dados numéricos, incluindo coleta, descrição e apresentação de dados, elaboração de testes de hipóteses e realização de análises com a utilização de testes estatísticos. Coleta de dados, amostragem. Tipos de variáveis. Apresentação tabular e representação gráfica. Medidas de tendência central e dispersão. Testes de hipóteses e intervalos de confiança. Noções básicas sobre testes estatísticos: teste ‘t’ e qui-quadrado.

5.Ecologia de águas profundas – Alberto Lindner, ECZ-CCB (vagas: 30) – CCB 508

A diversidade de ambientes marinhos. O que é Mar Profundo? – definições e histórico de estudos em águas profundas. Técnicas de estudo da fauna marinha de águas profundas. Submarinos tripulados e não tripulados. Biodiversidade bentônica em substratos consolidados e não consolidados. Evolução da biodiversidade marinha. O estudo do mar profundo no Brasil. Pesca e conservação de ambientes de águas profundas.

6. Passeio histórico pelo desenvolvimento da Imunologia – Carlos Zanetti, MIP-CCB (vagas: 30) – CCB 509

Serão apresentadas as diferentes concepções da função do sistema imune, desde o nascimento da Imunologia como Ciência até os dias atuais, discutindo-se as razões históricas que inauguram esta Ciência como sendo um sistema bélico de defesa contra microrganismos, destacando-se as incongruências deste conceito e as tentativas subseqüentes para se estabelecer uma visão que acomode todas as diferentes atividades do sistema imunológico.

7. Poluição ambiental: remediação e controle – Melissa P. Mezzari, Bolsista de Pós-Doutorado na Engenharia Sanitária – CTC (vagas 30) – CCB 512

Estrutura, funcionamento e dinâmica de ecossistemas. Efeitos da ação antrópica sobre os ecossistemas. Classificação dos poluentes. Fontes e efeitos da poluição ambiental sobre os sistemas biológicos. Remediação de águas subterrâneas e solos: métodos de análise, contenção e remoção dos poluentes. Desenvolvimento sustentável.

8.Geoprocessamento aplicado às Ciências Biológicas – Wesley de Paula, graduando de Física-CFM (vagas: 16) – Laboratório Morfo-Funcional do Departamento de Biologia Celular

Minicurso de Geoprocessamento aplicado a Biologia, utilizando ArcGIS. O principal objetivo do minicurso é propiciar suporte para quaisquer tipos de dados que possam ser coletados, estruturados, mapeados e analisados através do processamento de dados geográficos. Serão introduzidos conceitos básicos de: Cartográfia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. O aluno será introduzido ao software ArcGIs onde será capaz de interpretar, analisar e elaborar mapas voltados para trabalhos de biologia

9.Técnicas de amostragem para pesquisa em vegetação e artrópodes com enfoque no ambiente de Restinga – Biólogos: Anderson Santos de Mello Carlos Eduardo Cereto, Fabiano Fabian Albertoni e Mônica Antunes Ulysséa; Graduando: André Ganzarolli Martins. (vagas: 12) – Laboratório de Ecologia – ECZ

Conceituação, formação, caracterização da vegetação e legislação do ambiente de Restinga. Áreas de Restinga na Ilha de Santa Catarina, com ênfase na restinga da Lagoa Pequena. Técnicas de coleta: iscas de sardinha, winkler, pitfall, arraste, guarda-chuva entomológico e puçá d’água. Amostragem qualitativa da vegetação, coleta e herborização. Procedimentos em laboratório: triagem, montagem e identificação de espécimes e simulação da criação de banco de dados.