Encerram nesta terça-feira as inscrições para o Colóquio Direito e Fraternidade promovido pela UFSC
O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) promove o colóquio Direito e Fraternidade nessa quinta-feira, das 8 às 18 horas, no auditório do centro. As inscrições podem ser feitas até esta terça, dia 18 de agosto.
O evento reunirá professores, coordenadores e acadêmicos do CCJ e apresentará uma proposta de convênio entre a Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto Universitário Sophia, da Itália. “Esta ideia é nova, fruto do contato da diretora do CCJ, Olga Maria Boschi Aguiar de Oliveira, com professores e pesquisadores do instituto italiano. Já está agendado um encontro na Reitoria para tratarem desse assunto”, afirmou a professora Josiane Rose Petry Veronese.
A programação conta também com palestra, debate e lançamento de livros. Um dos destaques é o professor do Instituto Sophia, Antonio Maria Baggio, especialista no tema Direito e Fraternidade. Baggio está vindo da Argentina e já realizou uma série de palestras em várias instituições brasileiras.
As inscrições são gratuitas e abertas a todos e devem ser feitas até o dia 18 de agosto pelo site
www.ccj.ufsc.br/ccj/jornada/inscricao_form.php
Será entregue um certificado de oito horas de atividades acadêmicas aos participantes.
O evento está sendo promovido pelo Centro de Ciências Jurídicas da UFSC e a organização é do Núcleo Comunhão e Direito – NuCeD, do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente – Nejusca e do Curso de Pós-Graduação em Direito – CPGD. O NuCeD foi instaurado em junho deste ano com a proposta de ser um espaço de permanente diálogo, trocas, produções entre a academia (a teoria) e os operadores do direito (a prática).
Programação:
8h – Recepção e Credenciamento
8h30 – Abertura
9h – Palestra Magna: Direito e Fraternidade
Antonio Maria Baggio – professor Associado de Filosofia Política da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Instituto Universitário Sophia/Florença – Itália
Presidente da Mesa: Olga Maria Boschi Aguiar de Oliveira – diretora do CCJ
10h – Debate com os congressistas
11h – Lançamento dos livros:
“O princípio esquecido” – Antônio M. Baggio. Trata sobre a fraternidade e suas múltiplas implicações, sobretudo no âmbito político, jurídico e social.
“Crianças esquecidas” – Josiane Rose Petry Veronese. Trata da questão do trabalho infantil doméstico no Brasil (livro que consta para a seleção do doutorado em Direito da UFSC neste ano).
“Mediação e cultura da paz” – Ildemar Egger – O livro fala sobre uma experiência de mediação, meio de solução de impasse em que um agente neutro intervém entre as partes, no Centro Educacional São Lucas – S. José/SC.
12h – Almoço
14h – Comunhão e Direito: Quem somos?
Encontro com professores, acadêmicos e operadores do Direito
Presidente de Mesa: Josiane Rose Petry Veronese – coordenadora do Curso de Direito/CCJ
15h30 – Intervalo
16h – Apresentação do Instituto Universitário Sophia – Itália
17h – Proposta de Convênio entre a Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto Universitário Sophia
18h – Encerramento
Por Natália Izidoro / Bolsista de Jornalismo da Agecom