Cine Pet é mais uma das boas opções culturais no Campus da UFSC

31/08/2009 09:52

Filme bom e de graça é no Cine Pet, onde o aluno da UFSC e a comunidade em geral encontram todas às sextas-feiras, às 14 horas, na Sala 003, do Centro Sócio-Econômico. O evento é realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET), ligado ao Ministério da Educação, nas instituições públicas para garantir bolsas de estudos aos universitários. São 12 bolsistas dos cursos de Serviço Social, Geografia e Ciências Sociais tutorados pela professora Maria del Carmen Cortizo que desenvolvem atividades voltadas para a pesquisa, ensino e extensão.

Os filmes são exibidos como formas de debater temáticas universais como os 40 anos dos Direitos Humanos, diretores de cinema, personalidades históricas, América do Sul, entre outros. Carolina Rodrigues Costa, aluna da oitava fase de Serviço Social, conta que o mais discutido depois da apresentação foi o filme sobre a América Latina, mas lembrou que a produção do grupo inglês Monty Python também foi “super” aceito pela platéia.

São 15 os PET’s que existem na UFSC, sendo que o primeiro foi criado na década de 70. O do Curso de Serviço Social é datado de 1992, mas o Cine Pet só apareceu mesmo no campus universitário em 2006.

Agosto apresentou os filmes “Diário de Anne Frank” (dia 14); “Ensaio sobre a cegueira” (21) e “A casa dos espíritos” (28). Em setembro é a vez de “Metamorfose” (dia 4). O filmes apresentados para a comunidade são buscados nas videotecas depois que a comissão de bolsistas se reúne e seleciona e a tutora Maria del Carmen Cortizo aprova. Geralmente são filmes difíceis de serem encontrados no circuito comercial.

Através do blog: petsso.blogspot.com a comunidade fica sabendo da temática e programação escolhidas, explica Marjori Machado, da sexta fase de Serviço Social. O Cine Pet também estará na 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), no período de 21 a 24 de outubro, com apresentações de curtas no estande. Os filmes de longa duração serão mostrados em auditórios previamente marcados.

São aceitas sugestões pelo e-mail: petsso1@gmail.com

Telefone para contatos: 3721-9453.

Por Celita Campos/jornalista na Agecom