Vida e obra de escritores catarinense vão ser registradas em produção audiovisual

31/07/2009 10:22

A Academia Catarinense de Letras lançará a maior antologia audiovisual já realizada sobre a cultura literária catarinense numa série de cinco documentários sobre os grandes nomes da literatura de nosso Estado. Intitulada “Letras Catarinenses”, a produção terá um formato moderno, preparada para ser uma obra de ampla difusão.

Autores consagrados – clássicos e contemporâneos – serão desvendados através de uma linguagem apoiada em roteiros reveladores, num cruzamento de análise crítica com a revelação da vida e da obra dos homens de letras do nosso Estado, seus ideários e relevância para a arte da escrita. A primeira fase do projeto, que será produzido este ano, conta com a participação dos escritores Salim Miguel, Silveira de Souza, Júlio de Queiroz Francisco José Pereira e Flávio José Cardoso. A ACL será responsável pela distribuição dos DVDs da série para a rede estadual de ensino.

“Letras Catarinenses” é produzido por Chico Pereira, da Conceito Comunicação e Ideias, realizador e produtor de documentários para SESCTV (canal a cabo, NET São Paulo) e diretor de programas de TV. Há sete anos em Florianópolis, realizou diversos programas de cultura, documentários e institucionais para a Assembléia Legislativa de Santa Catarina, SESC-SC, Tribunal de Justiça do Estado e trabalhos para produtoras da cidade.

É também diretor e roteirista de três documentários do programa “Santa Catarina em Cena” (RBS-TV-2006/2007). Dirigiu “Martinho de Haro, a Cidade Reinventada”, documentário para a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes em 2007 e “Cruz e Sousa, o poeta simbolista do Brasil”, para a Secretária de Estado da Cultura, Turismo e Esporte em 2008. Neste mesmo ano ganhou o concurso DOCTV IV, do Ministério da Cultura e realizou o documentário “Audácia”. Atualmente é co-diretor do programa CURTADOC, veiculado pelo SESCTV nacionalmente, um programa dedicado à produção de curtas-metragens e também prepara a série “Terra de Faróis” para o “Santa Catarina em Cena 2009”, a ser exibida ainda neste ano.

Ficha Técnica:

Título da série: Letras Catarinenses

Formato: documentarístico

Conteúdo: documentários sobre a vida e a obra

de escritores catarinenses

Composição: cinco documentários

Duração dos documentários: 30 minutos

Produto final: coleção em DVD

Produção: captação e edição em HDV

(high-definition vídeo)