UFSC mantém início das aulas e orienta comunidade universitária sobre a gripe A
Após contato com a Divisão de Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFSC reforça o comunicado de que está mantido para segunda-feira, 3 de agosto, o início do segundo semestre de 2009.
Médico, o vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, informa que a UFSC vai manter orientações à comunidade universitária, usando, entre outros meios, comunicados e distribuição de 2.500 panfletos. Em sua avaliação não há, do ponto de vista técnico, motivação neste momento para alteração do calendário universitário. No entanto, a instituição mantém contato com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica e se houver alteração nas avaliações o público será comunicado.
Atenta à gravidade da situação, a Administração Central alerta a comunidade universitária para que esteja alerta aos sintomas e informações para prevenção da doença. Diversas sugestões são adaptadas para tender a realidade da instituição, como a orientação de que bebedouros sejam evitados e de que estudantes se mantenham bem agasalhados, já que janelas e portas de salas de aula deverão ser mantidas abertas para evitar a transmissão da doença.
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Fique atento às orientações:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir e espirrar;
– Ao tossir e espirrar, cobrir o nariz e aboca com um lenço descartável;
– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, e, na UFSC, evitar a utilização dos bebedouros;
– Pessoas com sintomas de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
– A sugestão é manter janelas das salas de aula abertas para ventilação dos ambientes. Os estudantes devem ser orientados a se manterem agasalhados;
– Pessoas com febre acima de 38ºC, tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, devem procurar seu médico ou a unidade de saúde mais próxima;
– O Hospital Universitário está preparado para realizar a triagem dos casos suspeitos e encaminha-los ao Hospital Nereu Ramos, que é a Unidade de Saúde de referência em Florianópolis para o tratamento dos casos.
– A Administração Central sugere ainda que estudantes com qualquer tipo de imunodepressão, gestantes e gripados apresentem atestado médico à coordenação do curso, que deve possibilitar o tratamento especial em regime domiciliar, conforme Artigo 75 da Resolução 017/C Um/97.
Mais informações com o vice-reitor da UFSC, professor Carlos Alberto Justo da Silva, pelo telefone (48) 3721-9596 ou com o professor Carlos José de Carvalho Pinto, diretor de Gestão e Desenvolvimento Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação pelo telefone 3721-9276.
Saiba Mais:
Campanha do Ministério da Saúde