Trabalho de Conclusão de Curso do Jornalismo relata aspectos da realidade paraguaia pós Lugo

02/07/2009 16:01

Continuam as apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Os TCCs serão defendidos pelos alunos durante esta semana, até o dia 3 de julho, no auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Nesta quinta-feira, dia 2, serão apresentados seis trabalhos. O quarto dia de defesas começou, logo pela manhã, com a apresentação da aluna Rafaela Biff. Em seguida, às 10h30, a formanda Camila Brandalise realizou a defesa de seu projeto frente à banca examinadora.

Camila realizou uma série de quatro reportagens intitulada “Viagem ao Paraguai”, relatando o cotidiano do povo de quatro diferentes regiões do país. No leste, relatou os problemas envolvendo a expansão da soja, como intoxicação por agrotóxicos e as consequências para pequenos agricultores. Na região da capital, Assunção, Camila reportou a situação política no país após a ascensão de Lugo ao poder. Em um terceiro momento, já ao Norte, aborda a questão da reforma agrária, prometida pelo novo presidente. Por fim, mais a Oeste do país, é relatada a questão indígena, muito forte no Paraguai.

A banca examinadora foi composta pelos professores do curso de Jornalismo Mauro Silveira (orientador) e Elias Machado, além do jornalista convidado Igor Fuser. Após muitos elogios ao trabalho, a estudante recebeu nota máxima.

As demais apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso seguem até a sexta-feira, dia 3 de julho. A programação completa pode ser acessada através do site www.jornalismo.ufsc.br.

Por Paulo Rocha/bolsista de Jornalismo na Agecom