Justiça comprova falta de pessoal no Hospital Universitário
O Juiz Hildo Nicolau Perón, da 2ª Vara Federal, visitou nesta quarta-feira, dia 29, as dependências do Hospital Universitário (HU) e constatou, in loco, as reais necessidades de contratação para o pleno funcionamento das diversas unidades do hospital. A iniciativa é resultado de ação proposta pelo Ministério Público Federal para contratação de 92 servidores em caráter provisório, isto é, até a realização de concurso público. O desdobramento foi considerado positivo pela diretora do HU, Marisa Coral, pois o juiz, além de conhecer as dificuldades diante de uma demanda crescente, reconheceu como justos os pleitos da Instituição, colocando-se à disposição na busca de soluções.
A falta de pessoal, conforme ficou evidenciado, tem congestionado o atendimento, sobretudo na Emergência. O HU é o único hospitalar do Estado que atende exclusivamente pelo SUS, o que provoca uma procura de várias regiões. O quadro piorou com o fechamento, em 2008, de uma unidade de internação e a desativação de dez leitos da UTI.
Encarregado da ação proposta pelo Ministério Público, o juiz Hildo Perón estima o número total de contratações em 102 funcionários, considerando-se o quadro de mais dez profissionais para a UTI. A diretora do HU deixa claro, no entanto, que o concurso público “não depende nem da direção do HU nem da Administração da UFSC: carece de uma determinação do Governo Federal”.
Por José Antônio de Souza/jornalista na Agecom