Fundação Certi prepara futuros empreendedores

01/07/2009 18:28

Termina hoje (1) o curso de Capacitação Empreendedora oferecido aos 200 proponentes das idéias vencedoras da primeira etapa do Programa Sinapse da Inovação. Este programa estadual é voltado a fomentar o surgimento de negócios inovadores capazes de gerar empregos e alternativas de renda em Santa Catarina.

Para ajudar os autores das idéias a refiná-las e ter sucesso na próxima seleção, a Fundação Certi deu um curso não só aos proponentes, mas também às suas equipes. As aulas ocorreram, ao longo de uma semana, no Centro de Tecnologia em Automação e Informática do Sebrae/SC. No mesmo local, às 18h30, acontece o encerramento do curso, transmitido por videoconferência para nove Secretarias de Desenvolvimento Regional.

O objetivo do curso foi preparar os futuros empreendedores para fazerem os planos de negócio a serem apresentados, até 31 de julho, à Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Nesta instituição, uma comissão avaliadora definirá os 60 projetos que serão apoiados. Cada um terá direito a $ 50 mil para desenvolver protótipos ou realizar outras ações necessárias à concretização da idéia. Metade dos R$ 3 milhões a serem investidos nas 60 propostas finalistas virá da Fapesc, e a outra, da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Histórico

Em sua etapa inicial, foram inscritas 1.174 propostas, vindas das oito mesorregiões catarinenses. A maior parte delas partiu de universidades e centros de pesquisa, segundo o coordenador do programa, Prof. Antonio Rogério de Souza, também diretor executivo do Centro Incubador de Empreendedores, Novos Conhecimentos e Idéias Avançadas da Fundação Certi. Após passar pelo curso encerrado hoje, “os estudantes vão ter de estabelecer um plano de negócios e demonstrar a viabilidade dos empreendimentos propostos”, diz Diomário Queiroz, presidente da Fapesc.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc