Estudantes de Letras Estrangeiras visitam “O Mundo Ovo” de Eli Heil
No encerramento da disciplina Literatura Ocidental, os estudantes da professora Maria Aparecida Barbosa, do DLLE, visitaram o Museu do Ovo da artista plástica Eli M. Heil, situado no Bairro Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis. O grupo foi recebido pelos filhos de Heil, Tereza e Zé Pedro, administradores e também artistas.
Além das obras originais e multicores expostas nas salas do museu, a artista apresenta algumas esculturas no ambiente do jardim, numa conjugação de expressão e fecundidade em meio às montanhas cerradas da mata atlântica, provando que a denominação “ovo” e os bandos de pássaros estilizados de Eli Heil certamente não compõem por acaso aquele mundo.
O presidente da fundação, Zé Pedro, conduziu os estudantes, instruindo a respeito das mais de 150 técnicas empregadas na confecção dos objetos da coleção e falando sobre o percurso profissional da prestigiada artista. Após o contato com o acervo, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o ateliê repleto de construções em processo, estimulante alento à inspiração e à prática criadora em todos os sentidos. Eli Heil, que recentemente completou 80 anos, “bateu um papo” com a turma sobre seu trabalho.