Especialista francês em direito ambiental ministra aula magna na UFSC
Michel Prieur profere aula magna para o Direito dia 4 de agosto, às 10h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC, com o tema Gestão Integrada da Zona Costeira sob a ótica do Direito Ambiental.
O pesquisador francês Michel Prieur é professor emérito da Universidade de Limoges, França, diretor científico do Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Direito Ambiental e Planejamento Urbano (CRIDEAU), presidente do Centro Internacional de Direito Comparado e do Meio Ambiente e Vice-Presidente da Comissão do meio ambiente da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). É também consultor de organizações internacionais como o Conselho da Europa, UNESCO, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
É considerado um dos maiores especialistas do mundo em Direito Ambiental e vem ao Estado na programação do ano da França no Brasil. Sua visita é promovida pelo Consulado Francês em Santa Catarina e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Autor de livros como O Direito do Meio Ambiente é também editor, desde 1976, da Revue Juridique de l´Environnement( Revista Jurídica do Meio Ambiente). Prieur defende em suas obras que o direito tem um papel preponderante em relação ao meio ambiente ameaçado, através de sistemas de prevenção ou de reparação.
Em Santa Catarina abordará temas como a gestão integrada das zonas costeiras e os “migrantes ambientais”, pessoas que têm que abandonar seus países devido a catástrofes causadas por mudanças climáticas e outros fenômenos.
Além da UFSC, Michel Prieur falará sobre Direito Ambiental da atualidade, na quarta, dia 5, às 16h30min, no Teatro Pedro Ivo e no dia 6, profere palestra sobre Gestão Integrada da Zona Costeira, às 19h15min, na Univille, em Joinville.
Por Alita Diana/jornalista da Agecom com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Especial de Articulação Internacional do Governo de SC e do CCJ/UFSC.