Engenharia Biomédica da UFSC ministra palestra sobre o método Support Vector Machine
O ciclo de seminários da Engenharia Biomédica da UFSC realiza a palestra “Modelagem do sistema de autorregulação do fluxo sanguíneo cerebral usando métodos de aprendizado”, com o Dr. Max Chacón Pacheco, da Universidade de Santiago do Chile.
A apresentação do Dr. Chacón usa métodos de aprendizado, especificamente o Support Vector Machine (SVM), para realizar modelos multivariados, que incluem pressão sanguínea arterial e pressão de CO2 no ar inspirado, com o objetivo de analisar as interações entre estas variáveis.
O sistema de autorregulação do fluxo sanguíneo cerebral é encarregado de manter o fluxo relativamente constante numa certa faixa de pressão, garantindo a introdução de substâncias líquidas nos tecidos cerebrais por meio de injeção em vasos sanguíneos e protegendo dos aumentos rápidos de fluxo. Modelar adequadamente este sistema é de grande importância para diagnosticar, monitorar e tratar diversas doenças e alterações cérebro-vasculares. Nos últimos anos a discussão tem se centrado na estrutura matemática deste sistema, principalmente no referente à sua linearidade.
O seminário acontece dia 16/07, às 16h, no Anfiteatro do Instituto de Engenharia Biomédica (IEB), localizado no segundo andar do edifício branco e laranja do IEB, nos fundos do HU.
Outras informações com José Marino Neto, telefone 3721-8181.
Por Mara Paiva/ Jornalista na Agecom