Departamento de Atenção Social e à Saúde desenvolve programa de capacitação para os servidores da UFSC

10/07/2009 17:31

O Departamento de Atenção Social e à Saúde da UFSC vem executando projetos importantes neste ano de 2009. A Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho, por exemplo, está implementando um Programa de Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho. Durante o mês de março, o projeto esteve em fase piloto no Restaurante Universitário e posteriormente foi estendido para outros setores da universidade.

Segundo o diretor do DDAS, Marcelo Fontanella Webster, o objetivo é antecipar riscos de doenças e acidentes no ambiente profissional, avaliar e propor medidas corretivas e informar os servidores a respeito dos problemas que possam enfrentar em suas atividades funcionais.

Em 2008, a Divisão de Segurança do Trabalho realizou 132 análises de acidentes em serviço na universidade. O DDAS investiga as causas do problema, indica as mudanças necessárias no ambiente e assegura que o servidor tenha seus direitos respeitados. Marcelo Webster destaca a importância de notificar os acidentes para que o departamento possa tomar as providências. Além da análise dos acidentes, o setor é encarregado das inspeções de rotina, avaliações de insalubridade e periculosidade e capacitação dos servidores em saúde, higiene e segurança do trabalho.

Orientação a aposentados – A Divisão de Serviço Social do DDAS preparou um projeto para acompanhar os servidores que estão em processo de aposentadoria. Segundo levantamento feito pelo setor, só nos dois primeiros meses deste ano 60 servidores se aposentaram. A assistente social Lucia Goreti Junkes diz que o objetivo do projeto é humanizar o processo de afastamento da instituição. As medidas envolvem avaliação de atividades pré e pós-aposentadoria, além da orientação sobre legislação e procedimentos administrativos.

A Divisão de Serviço Social participa do planejamento de projetos de outros departamentos, como a comissão de ingresso de servidores com necessidades especiais e a comissão de prevenção ao uso abusivo de drogas. As assistentes sociais também atendem individualmente servidores que necessitem de acompanhamento em questões familiares ou relacionadas ao trabalho. O DDAS fica localizado no térreo do prédio da Reitoria.

Por Andréia Lubini/Bolsista de Jornalismo na Agecom