Comissão de Ética Pública faz primeira reunião na UFSC

Foto: Zé Antônio / Agecom
Criada por meio de portaria do reitor, no dia 30 de abril, a comissão é composta pelos professores Paulo Roney Ávila Fagundez (do Centro de Ciências Jurídicas) e Nito Ângelo Debacher (Centro de Ciências Físicas e Matemáticas) e pelo servidor Clésar Luiz Loch (Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social), tendo como suplentes, respectivamente, os professores Maria Luiza Ferraro (Pró-reitoria de Ensino de Graduação), Izete Lehmkuhl Coelho (Centro de Comunicação e Expressão) e Kleber Prado Filho (Centro de Filosofia e Ciências Humanas).
“Ninguém discute a importância da ética e da moralidade no serviço público, e ainda mais dentro de uma instituição que educa e ensina”, afirmou o reitor Alvaro Prata ao abrir a reunião. Para ele, além de discutir questões formais e processuais, a comissão deve ser encarada como fonte de proposições e idéias, balizando e dando tranquilidade a todas as ações da Universidade. Questões como assédio moral e o Programa de Ações Afirmativas têm gerado demandas sobre as quais a comissão deverá ser ouvida.
A intenção do reitor é apresentar o grupo na reunião de agosto do Conselho Universitário e programar um seminário no qual a tema da ética possa ser discutido por toda a comunidade universitária. O procurador da UFSC, Nilto Parma, sugeriu que se discutisse, nos próximos encontros, a criação de um código de ética da Universidade.
Mais informações na Reitoria da UFSC, pelo fone (48) 3721-9596.
Por Paulo Clovis / Jornalista da Agecom