Aluna do curso de administração trata sobre finanças pessoais com comunidade no Projeto Rondon

29/07/2009 19:39

Participantes do treinamento

Participantes do treinamento

Mariana Ferreira, aluna do 6º semestre de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou da Operação Nordeste-Sul do Projeto Rondon entre os dias 13 e 24 de julho. Para ela, a viagem a Restinga Seca, cidade próxima a Santa Maria (RS,) que recebeu o grupo da UFSC e um grupo da Universidade de Taubaté (SP), valeu a pena. “Participar do Rondon é, sobretudo, uma experiência de troca. Busquei aqui um contato humano muito intenso, um contato que me proporcionou um diferente olhar sobre o Brasil do qual fazemos parte”, conclui.

Juntas, as 16 pessoas que participaram da operação realizaram diversas palestras e oficinas de capacitação nas áreas da saúde, educação, alimentos, direito e finanças. Fizeram, também, intervenções em escolas públicas e visitas de orientação sobre fluxo de caixa e manejo seguro de alimentos a diversos estabelecimentos. O trabalho da equipe foi acompanhado o tempo todo pelo sargento Rodrigo Meirelles, representante do Ministério da Defesa na operação.

O objetivo do Projeto, que é gerido pelo Ministério da Defesa em parceria com o MEC, é oportunizar aos estudantes universitários o conhecimento das diferentes realidades que coexistem em nosso país, enquanto ajudam no desenvolvimento de comunidades. Dentro do Projeto, cada pessoa era responsável por ações específicas.

Mariana procurou conscientizar as pessoas sobre a importância da educação financeira. “A gente não tem um momento formal de educação sobre finanças pessoais, e as pessoas não pensam sobre isso no dia a dia. Elas costumam receber o dinheiro e gastar conforme a necessidade, sem um planejamento prévio”, explica.

Através de palestras, a estudante buscou ensinar as pessoas a planejar, organizar e controlar as receitas e despesas pessoais. Ferreira ministrou cinco palestras sobre o tema. Falou sobre planejamento financeiro, orçamento pessoal e familiar, dicas de como poupar, aposentadoria e fez uma breve apresentação sobre tipos de investimento financeiro.

Feira: Troca Solidária

Feira: Troca Solidária

Além dessa ação, a futura administradora ajudou a organizar a Troca Solidária que ocorreu na última sexta-feira, dia 24. A Troca é uma feira na qual as pessoas trocam entre si produtos, objetos ou serviços sem o uso de moeda. A feira tinha como objetivo promover os produtores locais, estimular parcerias e colocar em circulação objetos que as pessoas não utilizam mais. Nove produtores participaram do evento com alimentos e artesanato. Parte da população também trouxe objetos para a Troca.

Por Lígia Lunardi/ Aluna do curso de Jornalismo e participante do Projeto Rondon

Fotos: Equipe do Projeto Rondon