Aiesec Florianópolis promove troca de experiências culturais na UFSC

Fotos Paulo Noronha/ Agecom
Durante a tarde, uma pequena exposição foi realizada pelos intercambistas no hall da Reitoria. Seis estudantes de seis países diferentes (Marrocos, Grécia, Colômbia, Espanha, Estados Unidos e Islândia) atenderam ao público presente e expuseram elementos que caracterizam as culturas de seus respectivos países.
À noite, às 20h, a segunda parte do evento contou com a participação de Bruna Moura Bruno, do Instituto Voluntários em Ação (IVA), parceiro da AIESEC em Florianópolis, que falou sobre voluntariado e o portal do IVA, e também dos estudantes estrangeiros que contaram suas experiências na atuação em organizações não-governamentais da cidade.
Para o colombiano José Luiz, a troca de experiências entre países de culturas diferentes é fundamental para a compreensão das diferentes realidades. “Apesar das semelhanças, por sermos ambos países latinos, é muito válida a idéia de conhecer novas culturas, novas perspectivas e, principalmente, realizar novas experiências”, destaca José, que durante um ano estará em Florianópolis participando do projeto Business to People.
Já o espanhol Daniel García vê no intercâmbio uma forma de adquirir novos conhecimentos e utilizá-los posteriormente para o desenvolvimento de seu país. “Quero ver como são os trabalhos realizados com as ONGs no Brasil, para poder levar a experiência na bagagem e me aperfeiçoar na Espanha”, projeta Daniel, que participará do projeto Ilhas do Brasil no Pântano do Sul, durante os próximos dois meses.
Sobre o Projeto Business to People
O projeto pretende trazer intercambistas, membros da AIESEC mundo afora para atuarem em organizações não-governamentais e fundações da Grande Florianópolis, dedicando-se integralmente a estas. A estadia dos estrangeiros é bancada através de parcerias e verba arrecada através da venda de ingressos do evento Faça a Diferença!, que neste ano acontecerá no final de agosto.
Por Tiago Pereira/ Bolsista de Jornalismo na Agecom