Abertas as inscrições para o Festcine 2009
Estão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições para o Festcine 2009 – Festival de Cinema Universitário – que ocorrerá no período de 21 a 30 de agosto na sua quarta edição em Belo Horizonte e, pela primeira vez, no Rio de Janeiro com amostras simultâneas de filmes nas duas Capitais. Podem participar estudantes universitários de todo o país através do site www.cohesion.com.br.
O intercâmbio estabelecido com os países de língua portuguesa divulgando as suas filmografias através de mostra paralela, segundo a coordenadora do evento, Mônica Miranda, “dá um toque especial ao festival”, que a cada ano convida um novo participante. “Portugal foi o primeiro deles e se constituiu um parceiro fixo. Em seguida, vieram Angola e Moçambique e este será o ano da República da Guiné-Bissau”.
A partir desta edição, com novos parceiros, o Festcine 2009 realizará a exibição, em sessão especial, do 37º Festival Internacional de Cinema de Algarve, um dos mais antigos festivais de Portugal e do 6º INDIE Lisboa, considerado um dos maiores festivais independentes da União Europeia. Outro destaque do Festival Universitário é exibição de filmes produzidos por jovens estudantes portugueses da Escola Técnica de Imagem e Comunicação de Lisboa, também em uma sessão especial, informou Miranda.
Conforme aconteceram em edições anteriores, o Festcine terá a preocupação de abordagem social através de programas socioculturais. Para Miranda “haverá troca de experiências e idéias entre os estudantes universitários e os jovens oriundos de vilas e comunidades carentes que participarão na Mostra Especial de vídeo/DVD, com oportunidade de mostrarem suas criações durante o festival”. Além da premiação, e do reconhecimento dos trabalhos inscritos, os jovens talentos poderão participar das oficinas, dos workshops e das mesas redondas e conferências durante noves dias de atividades.
O Festcine abrirá a sua quarta edição no dia 21 de agosto confirmando o seu objetivo: “difundir a produção cinematográfica de estudantes universitários e fortalecendo a proposta inicial de integração com jovens oriundos da periferia”, disse.
Informações com Maria do Rosário Amaral pelo e-mail amaral.rosario@gmail.com ou pelo fone (21)9404-0941.