UFSC recebe um GPS e 22 computadores para o projeto Rede Guarani/Serra Geral

30/06/2009 18:44

A Universidade Federal de Santa Catarina recebe nesta quarta, dia 1º, um GPS e 22 computadores que serão usados no projeto Rede Guarani/Serra Geral, cujos objetivos incluem a proteção e o uso sustentável das águas contidas em dois aquíferos do Estado.

Às 15h30, o reitor Alvaro Prata assinará o termo de cessão de uso dos aparelhos a serem repassados pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Na seqüência, o GPS (do inglês Global Positioning System, Sistema de Posicionamento Global) deve ser levado ao Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Geociências, que também ficará com oito micros.

Dez irão para a Biblioteca Jurídica, para facilitar a elaboração de um modelo jurídico e legal para uso e conservação do Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral, outra meta do projeto. Três computadores serão instalados no Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Engenharia Rural e um na sede da Fundação José Arthur Boiteux (Funjab). Esta entidade é uma das executoras do projeto e neste ano já recebeu uma das 3 caminhonetes Ranger 4X4 compradas pela Fapesc e que estão viabilizando pesquisas de campo.

A Rede Guarani/Serra Geral congrega universidades, fundações, agências governamentais nacionais e entidades internacionais. O projeto específico para Santa Catarina ganhou verbas decorrentes de uma emenda coletiva suprapartidária. Estes R$ 4,25 milhões vêm sendo investidos na infra-estrutura, capacitação e intervenção necessárias para preservar o Sistema Integrado Aquífero Guarani-Serra Geral, principal fonte de águas subterrâneas para a região oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, bem como para o norte e noroeste do Rio Grande do Sul.

Face às recorrentes secas, o uso das águas subterrâneas do Aquífero Serra Geral tem crescido muito. Diante disso, as águas do Aquífero Guarani passaram a ser uma reserva estratégica, inclusive para abastecimento público. Eles têm sido estudados de modo conjunto por diversas instituições, entre elas UNIPLAC, UNOESC, UDESC, EPAGRI e UFSC.

Informações adicionais com Márcia P. Hoeltgebaum, coordenadora de projetos da Fapesc, fone (48) 3215-1210 ou e-mail marcia@fapesc.sc.gov.br.

Fonte: Fapesc