Seminário terá palestras com especialistas na área de História do Direito de Portugal e do Brasil

04/06/2009 16:24

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD) promovem o Seminário Juízes e Jurisdições – Antigo Regime e Império, nos dias 9 e 10 de junho, na Sala 303, do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC.

O evento contará com a presença de especialistas na área de História do Direito de Portugal e do Brasil. As inscrições, gratuitas, serão realizadas no dia e local do Seminário.

PROGRAMAÇÃO

9/6 – terça-feira

9h – Palestra “Juízes letrados na monarquia portuguesa (1620-1800)”, com o professor Nuno Camarinhas (Universidade Nova de Lisboa).

10h – Palestra “O juiz no Império”, com o professor Airton Seelaender (UFSC).

10/6 – Quarta-feira

9h – Palestra “O aparelho judicial português no Brasil (1620-1800)”, com o professor Nuno Camarinhas (Universidade Nova de Lisboa).

10h – Palestra “Cultura Jurídica no Brasil: da Colônia ao Império”, com o professor Antonio Carlos Wolkmer (UFSC).

Expositores

Nuno Camarinhas é formado em História pela Universidade Nova de Lisboa (1993), mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa(2000) e doutor em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris (2007), onde foi orientado por Bernard Vincent. É professor de “História das Instituições” na Faculdade de Direito da Universidade Autônoma de Lisboa e pesquisador do Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da Universidade Nova de Lisboa. É autor de “Letrados e Lugares de Letras” (2000).

Antonio Carlos Wolkmer é professor titular da UFSC, onde leciona a disciplina História das Instituições Jurídicas, nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito. É doutor em Direito, coordenador do CPGD, pesquisador do CNPq e professor visitante de cursos de pós-graduação em várias universidades no Brasil e no exterior.

Airton Cerqueira Leite Seelaender é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor pela J. W. Goethe-Universitat (Frankfurt /Alemanha), onde foi orientado por Michael Stolleis. Ex-presidente do Instituto Brasileiro de História do Direito

(2005-2007), foi pesquisador visitante do Instituto Max Planck e procurador do Estado de São Paulo. É professor de História do Direito e Direito Constitucional na UFSC.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9733, com o professor Airton Seelaender.