Mostra retrata cenários da Polônia

26/06/2009 13:15

Fotos: Joi Cletison

Fotos: Joi Cletison

O fotógrafo e historiador catarinense Joi Cletison, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, expõe a partir do dia 14 de julho fotos que retratam cenários da Polônia. A exposição permanece até o dia 14 de agosto, na Casa da Cultura de São José. Joi atua como fotógrafo há mais de 30 anos e tem dezenas de mostras realizadas no Brasil e em outros países.

Em sua viagem para a Polônia, realizada em 2000, foram visitadas as regiões de Pomerana, Mazúriana, Podlasquiana, Lubusquiana, Cuiaviana, Mazóviana, Lubelsquiana, Baixa Silésiana, Lodziana, Opolana, Silesiana, Santacruzense, Subcarpática e Pomerana Ocidental. Foram mais de cinco mil quilômetros rodados durante 20 dias, passando pelas cidades de Lublin, Varsóvia, Szczecin, Gdansk, Olsztyn, Bialistok, Zielona Góra, Poznan, Torun, Lodz, Opole, Katovice, Cracóvia, Kielce e Rzeszów.

“Foi emocionante viver o dia a dia da Polônia, lembrando dos relatos da minha avó Sofhia Piscorski, quando falava da sua terra natal. Ver o Folclore, a vida no campo, apreciar a gastronomia, a arquitetura típica e principalmente conviver com a gente polonesa, sempre muito amável e gentil!”, conta Joi. Segundo ele, a viagem foi uma oportunidade de conhecer a Polônia das cidades bem organizadas e estruturadas, das pequenas vilas medievais, zonas rurais, áreas montanhosas do sul e no norte, a Polônia banhada pelo mar.

“Durante a viagem fiz centenas de fotos e quando contava sobre as

maravilhas da Polônia, as pessoas perguntavam sobre as fotos que tirei. Por isso decidi fazer esta exposição, para dividir as belezas desse país”, conta Joi.

A exposição é composta por 31 fotos coloridas no tamanho 35X45. A apresentação é feita em forma de grandes tiras de negativos no tamanho de 200X60cm, cada tira com quatro fotogramas no tamanho 45X30cm.

Mais informações: telefone (48) 3721-8605 ou via e-mail joi@nea.ufsc.br

Fotos para Divulgação: http://www.nea.ufsc.br/Fotos_Joi_Polonia_2000.zip

Serviço:

Abertura: 14 de julho, às 19h

Período: 15 de julho a 14 de agosto

Local: Casa da Cultura de São José

Para agendar visitas: 48 3247-8503

Informações: 48 3247-0996 ou casasdacultura@sjhotmail.com

Realização: Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José

Casa da Cultura de São José

Apoio Cultural: Agecom/UFSC