Livro alerta para os riscos dos alimentos transgênicos na saúde

30/06/2009 18:28

Será realizada nesta quarta-feira, dia 1° de julho, o lançamento em Santa Catarina do livro ´Roleta Genética – Riscos Documentados dos Alimentos Transgênicos Sobre a Saúde`, de Jeffrey M. Smith. A apresentação da obra acontece a partir de 16h30min, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O lançamento vai contar com a presença da editora do livro no Brasil, Josiana Arippol. O professor do Centro de Ciências Agrárias da UFSC, Rubens Onofre Nodari, pesquisador de transgênicos há 20 anos, gerente de recursos genéticos do Ministério do Meio Ambiente no período de 2003 a 2008, estará presente. O livro já foi lançado em Brasília, São Paulo, Piracicaba, Rio de Janeiro e Curitiba.

Jeffrey M. Smith é autor internacional de best-sellers sobre transgênicos, tema sobre o qual escreve há mais de uma década. Em 2003 publicou Seeds of Deception, seu primeiro livro sobre os efeitos colaterais dos alimentos transgênicos. Tem assessorado líderes mundiais em todos os continentes, influenciando leis pioneiras de regulamentação de OGMs.

É diretor executivo do Institute for Responsible Technology e lidera a campanha For Healthier Eating in America, um movimento pioneiro de consumidores, distribuidores e indústria para eliminar os transgênicos da cadeia alimentar norte-americana.

A nova obra revela documentos com informações pouco ou não divulgadas sobre testes de segurança de OGMs que, certamente, provocarão fortes reações no leitor.

Roleta Genética mostra como as mais poderosas companhias de biotecnologia do mundo blefam e enganam críticos, políticos e agências de regulamentação a respeito das pesquisas sobre a segurança dos alimentos transgênicos. Jeffrey Smith reuniu em um único volume todas as pesquisas e estudos (demasiadamente poucos), e relatos dos efeitos dos alimentos transgênicos sobre a saúde de animais e seres humanos.

Traz explicações claras sobre os efeitos negativos perigosos que podem ter ocorrido, apresentando razões sobre as causas da regulamentação ter sido completamente ineficaz e mostra as falhas técnicas nos estudos realizados pela indústria, que faz com que não se encontre os inesperados (e inevitavelmente esperados) efeitos colaterais. Apresentado num formato que permite só uma passada de olhos, ou a leitura completa, através de informações totalmente referenciadas, o autor destrói o mito de que os alimentos transgênicos que consumimos diariamente são seguros.

Mais informações na UFSC com o professor Rubens Onofre Nodari, fone 3721-5332 ou 9980-2042. Também com a Maria Guazzelli, 3237-6708

Leia também breve entrevista com o professor Nodari:

– Como está o panorama atual. Estamos plantando transgênicos no país? Quais são as espécies?

Sim, soja, milho e algodão

– Qual o panorama em outros países?

Cinco paises (USA, Argentina, Brasil, Canadá e China, respondem por 92% da produção mundial de transgênicos

– Até pouco tempo se dizia que não havia estudos científicos que comprovassem os malefícios sobre a saúde. Hoje isso já está claro?

Sim, o livro já mostra resultados científicos sobre riscos à saúde humana

– E sobre o ambiente, como estão os estudos e suas comprovações? Quais são os principais danos?

Danos já comprovados: contaminação de variedades crioulas e tipos silvestres, acompanhado de erosão genética; danos a componentes da biodiversidade, como insetos e outros organismos benéficos à agricultura e ao meio ambiente; aumento do uso de agrotóxicos.

– Como estão as pesquisas sobre o assunto na UFSC? Pode citar alguns exemplos?

Na UFSC há trabalhos para detecção de transgenes em alimentos e detecção de fluxo gênico do milho transgênico para variedades crioulas de milho.