Jornalismo promove semana de defesas dos trabalhos de conclusão de curso

29/06/2009 08:31

Começa nesta segunda-feira, dia 29/6, às 8h30, a programação das defesas públicas dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Jornalismo da UFSC, desenvolvidos no primeiro semestre deste ano. As sessões são abertas ao público e ocorrem, de segunda a sexta-feira, em seis horários: às 8h30min e 10h30, pela manhã; 13h30, 15h30 e 17h30, à tarde; e às 19h, no período noturno.

Apresentações no auditório Henrique Fontes, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Dois trabalhos que utilizam a mais recente tecnologia de TV Digital e Alta Definição (HDTV) serão mostrados no auditório do Laboratório de Ensino a Distância.

Ao todo são 28 trabalhos em diferentes suportes: vídeo, texto, grandes reportagens, assessoria de comunicação, especiais multimídia, webjornalismo, projetos editoriais e gráficos e áudio.

Entre os trabalhos estão histórias como a de Arcendino, que sustenta a família com o trabalho na prisão e Jeserton, que guardava o salário para comprar um revólver. Outro projeto é um guia multimídia on-line, que reúne todas as informações sobre o programa de trabalho nos EUA, o Summer Work/Travel.

Há um projeto que procura traçar um perfil biográfico sobre o diretor e roteirista Ody Fraga e um vídeo documentário focado no início do telejornalismo internacional da Rede Globo de Televisão. E um livro-reportagem, que pretende levar ao conhecimento do público brasileiro os aspectos políticos, sociais e econômicos que envolvem a disputa pelo território do Saara Ocidental, a última colônia africana.

Há também um documentário em vídeo que procura dar voz aos transexuais, mostrar suas vidas, histórias e opiniões, assim como a explicação da medicina e psicologia a fim de esclarecer ao grande público o que é a transexualidade. Outro vídeo divulgar a doença celíaca (DC) e a importância de seu diagnóstico para a saúde pública atual.

Na área de webjornalismo há um projeto que funciona como exercício prático para oferecer ao público uma ferramenta de estudos sobre a arte flamenca. Uma grande reportagem em texto de 12 páginas para a edição brasileira da revista Rolling Stone, tendo como principal elemento a narrativa. Outro TCC tentará traçar uma linha que situe o leitor na importância do guano no Peru, e como a exploração dos recursos naturais traz prejuízos.

Há ainda uma grande reportagem-perfil em texto, para revista impressa, que mostra a vida e o trabalho do artista gráfico e editor de livros Cleber Teixeira. E uma série de três reportagens em texto para encarte especial de jornal sobre os principais aspectos da mineração do carvão na região sul de Santa Catarina, principalmente em Criciúma e arredores.

Um vídeo propõe mostrar à sociedade o trabalho que é realizado atualmente na Penitenciária Estadual de Florianópolis e na Colônia Agrícola de Palhoça, as oficinas de trabalho e os produtos fabricados pelos presos, bem como as implicações do trabalho para a vida dos apenados. Um projeto apresenta, sob a forma de especial multimídia, as particularidades do momento político vivido pelo Paraguai e de que forma as atitudes do novo governo vão influenciar política, social e economicamente, o próprio país e, principalmente, o Brasil.

Além disso, há um trabalho de planejamento da Assessoria de Imprensa para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e outro que prevê a implantação de uma assessoria de comunicação em ambiente coorporativo, estudando o caso específico da empresa IESDE Brasil S/A

No suporte de texto, há ainda duas grandes reportagens sobre a questão agrária no Paraguai. E em áudio o programa Universidade em Conexão, transmitido na forma de podcast, ou seja, na forma de arquivos MP3 para downloads na internet.

A programação completa pode ser acessada no site www.jornalismo.ufsc.br

Mais informações: aureo@cce.ufsc.br