Inscrições para o Sinapse da Inovação alcançam mais de mil ideias
O programa Sinapse da Inovação – Operação: SC-2009 encerrou as inscrições no dia 15/6. Com objetivo de transformar boas ideias em negócios de sucesso, o programa contou com 1.743 propostas inscritas, vindas das oito mesorregiões de SC. O coordenador do programa, Prof. Antonio Rogério de Souza, diretor executivo do Centro Incubador de Empreendedores, Novos Conhecimentos e Idéias Avançadas da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), destaca que a maior parte das ideias foi originada em universidades e centros de pesquisa. “No total, tivemos 1.562 proponentes cadastrados de todo o Estado”, explica.
Na fase de captação, os proponentes apresentaram suas ideias de produtos ou processos inovadores, que foram submetidas à votação, sugestões e comentários no blog do portal do programa ( www.sinapsedainovacao.com.br) até o dia 19/6.
Na próxima etapa, será desenvolvido o projeto do empreendimento das ideias pré-selecionadas e os proponentes participarão de curso de capacitação realizado em parceria com a rede SENAI nas mesorregiões de Santa Catarina, por meio de ensino a distância.
Sobre o Sinapse da Inovação – Operação: SC-2009:
O Sinapse da Inovação foi desenvolvido para estabelecer uma “comunidade” de empreendedores, de modo que se viabilize a discussão permanente de ideias inovadoras geradas em teses, dissertações, trabalhos científicos e tecnológicos, desenvolvidos por estudantes, professores e outros profissionais dos diferentes setores da economia. A Fapesc e a Finep são as financiadoras do programa, que é executado pela Fundação Certi e conta com patrocínio do Diário Catarinense.
A meta é criar pelo menos 60 novas empresas no Estado e, com isso, incrementar as incubadoras regionais, gerando novos empregos e novas fontes de renda. Essas empresas receberão R$ 50 mil da FAPESC/FINEP a título de subvenção para alavancagem de seus negócios.
Concebida dentro da estratégia de descentralização, a Operação SC-2009 abrange as oito mesorregiões do Estado de Santa Catarina (Grande Florianópolis, Litoral Norte, Norte, Oeste, Meio-Oeste, Serrana, Sul e Alto Vale). Em cada uma delas são formados comitês-gestores, liderados pelo padrinho regional (empresário local), e integrados pelo responsável técnico e representantes de instituições apoiadoras. Na atual fase do programa, o grupo terá a tarefa de fazer a gestão das avaliações das ideias submetidas em sua mesorregião.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação CERTI




























