Homenagem a Lauro Junkes e bate-papo sobre literatura marcam inauguração da Livros & Livros

Daniel: caso de amor com os livros
Para marcar essa nova conquista, o livreiro Daniel Mayer, proprietário da Livros & Livros, prestará uma homenagem ao professor aposentado e crítico literário Lauro Junkes, atual presidente da Academia Catarinense de Letras. Em seguida, haverá uma conversa informal sobre o tema “Literatura catarinense em nossos dias”, com a presença dos escritores Salim Miguel, Flávio José Cardozo, Cleber Teixeira, Regina Carvalho, Fábio Brüggemann, Dennis Radünz, Maria de Lourdes Alves Borges e Selvino Assmann.
“Lauro Junkes foi meu professor no início dos anos 80 e sempre defendeu a literatura catarinense”, diz Daniel Mayer ao justificar a iniciativa da homenagem. Quando abriu a Livros & Livros, em 1988, Junkes se tornou um grande incentivador do projeto e um cliente da casa. Na época, eram oferecidos volumes novos e usados, de onde veio o nome da livraria. Depois, com o crescimento da demanda por publicações na área acadêmica, Mayer abriu uma filial no Centro de Ciências Humanas da UFSC – uma loja de 20 metros quadrados que até hoje atende aos professores desta área.
Em dezembro de 2000, a livraria principal mudou-se para a rua Jerônimo Coelho, onde permanece, em modernas instalações e com um café que tornou o ambiente ainda mais descontraído. A loja transformou-se um ponto de encontro de escritores e intelectuais e sedia muitos lançamentos de livros de autores de Santa Catarina.
Equipe que gosta de livros – “É uma livraria completa, com o melhor da literatura nacional e estrangeira, obras clássicas e uma bibliografia coerente com a demanda dos cursos da instituição”, diz Daniel Mayer sobre a loja que está inaugurando no campus da UFSC. Ele admite que é caro e difícil manter um acervo desse nível, mas o trabalho será facilitado pelo respaldo alcançado pela livraria nas últimas duas décadas em Florianópolis. Uma vantagem da filial é que não enfrenta os problemas de trânsito e estacionamento do centro da cidade.
Sem condições de brigar com as grandes redes, Mayer reinveste o que ganha no acervo e numa estrutura capaz de tornar a Livros & Livros um local prazeroso, marcado pelo bom atendimento e onde os leitores podem sentir-se à vontade. Para concorrer com grupos mais poderosos e com a internet, ele aposta na qualidade da gestão do negócio, em planilhas de custos bem geridas e em descontos atraentes – média de 15% nas vendas a vista.
Na loja da UFSC, Mayer agregou também os livros técnicos (como os da Série Didática, publicados pela Editora da UFSC) e de conteúdo científico que requer uma instituição de ponta, tornando ainda mais completa a gama de opções oferecida aos leitores e pesquisadores. No futuro, a intenção é criar uma agenda cultural, com lançamentos de livros e outras programações, além de feiras com preços especiais e descontos programados para determinadas épocas do ano. Felizmente hoje, apesar das dificuldades, se lê mais do que duas décadas atrás, na opinião de Daniel Mayer: “A concorrência no nosso meio é maior, mas o acesso ao livro aumentou. Se o preço ainda é caro, há as edições pockett, que vêm crescendo bastante. Hoje, o livro brasileiro tem bom acabamento e apresentação e se transformou num dos produtos mais democráticos que existem”.
Trabalhando nesse meio e superando os desafios que ele apresenta, Daniel Mayer diz estar dando o retorno a tudo o que os livros lhe proporcionaram. Como convém a um livreiro, ele participa de seminários, encontros e bienais onde o livro é o produto por excelência. Por isso, também, sabe que não pode ter pressa em ver o retorno de seus investimentos. “É preciso ter os pés no chão, pelas características do livro como produto”, ressalta. O que explica o sucesso e a vida longa da Livros & Livros? “O segredo pode estar na tradição, no bom atendimento e na manutenção de uma equipe que gosta de livros e lê muito”, responde Daniel.
Caso de amor – Formado em Administração e em Biblioteconomia, Daniel Mayer foi durante 10 anos empregado de outros livreiros, até abrir seu próprio negócio. Gosta de literatura, mas leu quase tudo o que se escreveu sobre livros. Sobre sua atividade, disse: “Trabalhar com livros é um grande caso de amor em minha vida. Foram muitos desafios, aventuras, casos e casos que se multiplicaram através destes anos todos, e certamente terei muitas histórias e estórias para contar ou quem sabe escrever quando tiver uma folga ou oportunidade que apareça. Está aí mais um sonho, sempre no meio de livros, até mesmo numa aposentadoria, continuar a ler e praticar a escrita, como se fosse um sinal do retorno de tudo que recebi em minha vida de estar entre livros e com as pessoas que gostam e admiram este objeto cheio de informações e particularidades… Tem muitos que amam livros, são viciados em livros, mas eu sou um felizardo por trabalhar, ganhar a vida com eles”.
Contatos com o proprietário da Livros & Livros, Daniel Mayer, podem ser feitos pelos telefones (48) 3222-1244 e 9119-9229. Mais informações no site www.livroselivros.com.br.
Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom
Foto: José Antônio de Souza/Agecom