Fórum Catarinense de Educação Infantil será em Chapecó

05/06/2009 11:22

Este ano o Fórum Catarinense de Educação Infantil (FCEI) será

realizado nos dias 8 e 9 de junho, em Chapecó (SC). O objetivo é criar espaços de discussão, mobilização, articulação

e divulgação de políticas para a educação infantil no estado. A UFSC integra o grupo gestor da entidade, cuja secretaria executiva está sediada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil.

O grupo gestor do fórum já encaminhou em abril uma carta aos prefeitos e prefeitas do estado com indicativos para os planos dos governos municipais na área. Entre eles estão a universalização da educação infantil, atendendo 50% das crianças de 0 a 3 anos e 80% das crianças de 4 até 6 anos. O documento destaca também a necessidade de incorporação de instituições não-governamentais aos sistemas municipais de educação; garantia de recursos financeiros; garantia de continuidade do atendimento às crianças através de convênios com instituições comunitárias, filantrópicas e confessionais sem fins econômicos até que esta demanda seja absorvida pelas redes municipais; admissão do profissional por concurso público e a implantação de programas de formação continuada.

No último encontro, realizado em Tubarão (SC), entre 10 e 11 de março de 2008, foi ratificada a Carta de Indaial e buscou-se o fortalecimento do movimento em defesa do estabelecimento de Políticas Públicas para a educação infantil catarinense, enfatizando a formação para os profissionais da área.

O XXIII Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), reunido em Porto Alegre, aprovou sua Carta em dezembro de 2008, tendo como signatários os 23 fóruns presentes no evento, entre eles o de Santa Catarina. A carta traz os posicionamentos e reivindicações do movimento de defesa da educação infantil pública, gratuita, laica e de qualidade. Ao todo foram encaminhados 20 itens ao Ministério da Educação

(MEC), dois ao Conselho Nacional de Educação, um ao Ministério do Desenvolvimento Social e um à Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Mais informações na UFSC com as professoras do NDI Jode Fullgraf e Verena Wiggers, fone (48) 3721 8922 / fceindi@sed.ufsc.br