Fapesc oferece mais de 200 bolsas para introduzir estudantes na pesquisa científica
Até 3 de julho estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Alunos de escolas públicas catarinenses que preencherem os requisitos da Chamada Pública 003/2009 e forem selecionados pelo mérito receberão cotas mensais de R$ 100, ao longo de um ano, para fazer os estudos propostos.
Na última edição do programa, 210 estudantes foram contemplados para abordar temas variados, usando metodologia científica. “As pesquisas relativas ao meio ambiente foram as mais representativas e resultaram em educação ambiental para os estudantes e a população local”, diz Ana Paula Rupp Hamms, coordenadora de projetos da Fapesc.
Conscientizar a comunidade escolar quanto a ações cotidianas que favorecem a preservação do meio ambiente foi o objetivo de um estudo sobre as causas do aquecimento global, realizado em Joinville. Outro propôs o aproveitamento de resíduos orgânicos como fonte de geração de biogás e biofertilizante em Santa Rosa do Sul, onde os resultados do estudo foram divulgados entre técnicos e produtores rurais conhecimentos para disseminar novas formas de produção de energia. Um terceiro informou sobre os malefícios causados pelo destino inadequado dado às baterias em Mafra.
Nova Chamada
Em 2009, poderão concorrer às bolsas alunos das 7ª e 8ª séries do
ensino fundamental e quem faz o 1º ou o 2º ano do ensino médio ou profissionalizante. Todos devem ser orientados  por professores do ensino médio das escolas públicas ou professores vinculados a universidades ou centros de pesquisa.
A análise e a seleção dos projetos serão feitas por um Comitê Avaliador no dia 20 de julho. Os resultados devem estar na homepage www.fapesc.sc.gov.br em 21 desse mês. No segundo semestre começa a liberação das cotas mensais que totalizam R$ 252 mil . Dois terços do valor virá do CNPq e um terço da Fapesc. Serão reservadas 10 bolsas para alunos do ensino médio premiados na Gincana do Milênio, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, UFSC, Fapesc e Fundação Certi.
Mais detalhes em https://www.fapesc.sc.gov.br/arquivos/26052009cp_2009_03.pdf
ou pelo fone 32 15 12 35, com Ana Paula R. Hamms.
 
        
































 
 
 
 
 
 
