FAM 2009: Polvo Nuestro que estás en los cielos é o longa da noite de quinta

Fotos Magela Ferrero/ www.polvonuestro.com
O filme inicia em 1966 e vai até 1973, ano que aconteceu o golpe de estado no Uruguai, período de enfrentamento dos guerrilheiros tupamaros com os militares, cada vez mais poderosos. Os personagens são mostrados com posições políticas diferentes, nesse momento tão conturbado da história sul-americana.
Após a morte inesperada de sua mãe, Masángeles, 7 anos, vai viver na casa de seu pai, um político influente, de quem é filha ilegítima. Na casa irá conviver com dez personagens neuróticos e egocêntricos, sempre ajustando contas com o passado, em situações absurdas e cômicas.
A diretora declara no site do filme: “Através de 10 personagens trataremos do tema da obrigação moral do indivíduo de compreender inteiramente sua época e seu papel nela e a impotência para resolver os problemas do contexto. Todos são culpados, todos são responsáveis. Todos se comportam como se não o fossem. Todos estão, no fundo, desesperados.”
Polvo Nuestro que Estás en los Cielos é inédito no circuito comercial brasileiro. Só foi exibido, no país, durante o Festival de Cinema de São Paulo, em 2008.
A diretora e roteirista Beatriz Flores (1956 – ) é nossa conhecida. Seu premiadísisimo “En la puta vida” foi exibido, com sucesso, no 7º FAM, em 2003.
Por Alita Diana/jornalista da Agecom
Mais informações e programação completa:
www.audiovisualmercosul.blogspot.com
www.audiovisualmercosul.com.br































