FAM 2009: Mostra Fenaco Peru é uma oportunidade de conhecer produções audiovisuais do país
O FAM 2009 oferece ao público catarinense a oportunidade singular de assistir a produções de uma cinematografia praticamente desconhecida do público brasileiro, a peruana. A Mostra Fenaco Peru que se inicia nesta terça-feira apresenta uma coleção de 13 curtas-metragens de animação, documentário e ficção, vindos do Festival Nacional de Cortometrajes de Cusco, com imagens das diversas regiões do Peru.
A diretora do Fenaco Peru, Ines Agresott – que vem a Florianópolis apresentar os filmes e participar do Fórum Audiovisual do Mercosul -, explica que os curtas selecionados mostram a diversidade regional das produções peruanas de ficção, documentário e animação. “Selecionamos os ganhadores do Fenaco e os melhores curtas que participaram da competição. Todas as produções são muito boas, em seus respectivos gêneros,” diz Ines.
No ano em que o público mundial teve uma bela introdução desse cinema, com La Teta Asustada, de Claudia Llosa, ganhador do Urso de Ouro de melhor filme do Festival de Berlim, a primeira mostra dedicada ao cinema peruano revela-se ainda mais pertinente, dentro da proposta de integração cultural que é a marca do FAM. Além da mostra Fenaco Peru, outras quatro produções do país fazem parte da programação do festival, na Mostra Competitiva de Vídeos. Destaque para a produção Sueños de América de Danny Cespedes, uma comédia rodada em 16mm.
Inês Agrescott concedeu entrevista ao FAM 2009:
– Como tem sido a experiência do Fenaco ao longo dos anos?
O Festival Internacional de Cortometrajes de Cusco, Fenaco Peru, começou em 2004 como um festival pequeno, principalmente nacional, com uma mostra internacional. Mas ante a grande acolhida que tivemos de realizadores de diferentes partes do mundo, decidimos desde a segunda edição ampliá-lo para um festival internacional.
No ano passado o FENACO se ampliou, envolvendo a arte tradicional de Cusco, através dos artesãos das comunidades indígenas, e com um desfile de modas em uma das principais praças da cidade. O conceito foi moda e cinema. Atores, diretores e produtores de cinema peruano desfilaram ao lado de modelos peruanos. Integramos novos prêmios a temas como gênero, indígena, meio ambiente, direitos humanos, diversidade sexual e infantil. O Fenaco está muito comprometido com o respeito e a tolerância entre os seres humanos, a defesa do planeta e a integração latinoamericana.
– É a primeira vez da Mostra Fenaco no Brasil. Qual tua expectativa?
Estamos emocionados com a recepção do público brasileiro aos trabalhos peruanos. É uma honra estar presente num festival tão importante como o FAM.
– Qual o cenário atual da produção de cinema peruano?
Uma das principais características do cinema peruano é a falta de apoio do Estado, as produções de longas e curtas se concluem pela tenacidade e compromisso dos realizadores, que se veem obrigados a investir seus próprios recursos. É realmente uma pena a situação que atualmente vive a cultura no Peru.
Programação Mostra Fenaco Peru
Centro Sócio-Econômico – CSE / UFSC
Terça, dia 9 – 14h30min 
Ofélia, de Humberto Gutiérrez, Ficção 13″
Nipon 96, de Jorge Luís González, Documentário, 30″
Habitación 404, de Gino Moreno y Roberto Pérez, Ficção, 14″
Carretillas driver, de Fernando Torres Salvador, Documentário, 10″  
Quarta, Dia 10
Angelita, de Bruno Ascenzo, Ficção, 13″
El diente de oro, de Daniel Rodríguez, Ficção, 17″
El Chalan, de Alberto Matsuura, Ficção, 20″
Los Santos, de Gonzalo Otero, Ficção, 20″  
Quinta, Dia 11
Ciertos vacíos, de Humberto Saco, Documentário, 20″
Los gigantes, Alcibíades y  el bosque de piedras, de Miguel de la Barra Gómez, Documentário, 15″
Vulnerables, de Diego Mezarina, Ficção, 8″
Escuela militar, de Cristian Alarcón Ismodes, Animação, 5″
303, de Eduardo Mendoza De Echave, Ficção, 20″
Fonte: Imprensa FAM 2009
Mais informações e programação completa:
www.audiovisualmercosul.blogspot.com
www.audiovisualmercosul.com.br
 
        































 
 
 
 
 
 
